05.01.2021Fundação Cultural completa 48 anos neste 5 de janeiro

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) está de aniversário nesta terça-feira (05/1). São 48 anos de história ligada à abertura do Teatro do Paiol, que no fim deste ano completará meio século de existência, e à configuração do Centro Histórico da cidade, onde estão localizadas outras unidades pioneiras, como a Casa Romário Martins e a Casa da Memória.

Sempre inovando nas políticas públicas para o segmento, a FCC multiplicou seus espaços para atividades em todas as linguagens artísticas – como teatros, cinemas, centros culturais, Conservatório de MPB, Memorial de Curitiba, Casa Hoffmann Centro de Estudos do Movimento e bibliotecas – e criou eventos de destaque no calendário nacional. Entre seus destaques está a Oficina de Música, cuja edição deste ano será inteiramente digital, de acordo com o enfrentamento à covid-19.

Nos últimos quatro anos, a Fundação Cultural cresceu ainda mais. Ganhou o Cine Passeio, o Coreto Digital, o Memorial Paranista e a Escola de Patrimônio – Liceu das Artes; criou programas importantes, a exemplo do MusicaR; e trouxe de volta à cidade o brilho do Natal, produzindo as atrações do Natal Luz dos Pinhais. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a FCC não parou e criou o programa FCC Digital, apoiando artistas e trabalhadores da cultura por meio de editais e oferecendo ao público uma programação virtual de qualidade.