14.02.2010Foliões lotam a Avenida Cândido de Abreu

Cerca de 15 mil pessoas foram acompanhar de perto o desfile dos blocos e escolas de samba na Cândido de Abreu, na noite deste sábado (13). A passarela montada pela Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural recebeu o primeiro bloco por volta das 19h, mas a folia se estendeu até a madrugada. A Acadêmicos da Realeza, escola campeã do Carnaval 2009, pelo Grupo A, foi a última a desfilar e saiu da avenida por volta das três horas da manhã.

A festa foi aberta pelo Bloco Afoxé. Em seguida desfilaram o Derrepente, e um dos pontos altos da noite, o Rancho das Flores. Composto por pessoas da terceira idade, o Rancho já é tradição no carnaval curitibano, com 21 anos de avenida. A idade mínima para participar é 60 anos, mas quando o Bloco começa a desfilar, arrasta junto uma multidão de foliões de todas as idades.

A avenida foi palco para a criatividade das escolas de samba, presente nas alegorias e enredos criados pelos carnavalescos. Estreante no carnaval curitibano, a primeira escola a desfilar pelo Grupo de Ascensão, ou grupo B, foi a Boi de Pano que apresentou o enredo "Meu boi de pano, festa, folclore e magia." Em seguida foi a vez da Mocidade Azul, que após alguns anos de afastamento, levantou a arquibancada com o enredo "Cheirou saudade... Voltei trazendo perfume na essência da mocidade". A última a desfilar foi a Internautas, com o enredo "No coração da floresta amazônica, pela linha do Equador, Os Internautas atravessa o estado do Amazonas".

Já pelo Grupo A, a Unidos do Bairro Alto entrou na avenida com um enredo que também lembrava a Amazônia: "Lendas, contos e histórias que contam e encantam a Amazônia" compunham as alegorias. Segunda a desfilar, a Leões da Mocidade apresentou um enredo que homenageava a cidade, com "Curitiba e seu tempo louco de tudo tem um pouco", enquanto a Embaixadores da Alegria destacou as preocupações com meio ambiente com "A paz é verde - Reverencia a sagrada terra e clama pelo fim da destruição." Campeã do carnaval de 2009, a Acadêmicos da Realeza foi a última escola a desfilar, com o enredo "O teatro em delírio - Do Theatro São Theodoro ao Teatro Guaíra - 1900-2010."

Primeira vez - "Não imaginava que o carnaval na avenida fosse tão grande e animado." Este foi o comentário de Bruno Vilella, da Enox, que ao lado de mais sete amigos acompanhava o desfile pela primeira vez. Pelo camarote passaram ainda personalidades do cenário político e empresarial da cidade. Acompanhados pelo presidente da Fundação Cultural, Paulino Viapiana, o deputado federal Gustavo Fruet foi conferir o desfile, assim como os vereadores Jair Cézar e Roberto Hinça, entre outros.

O Cortejo Real deu um show de animação durante todo o desfile. O Rei Momo Tibúrcio, ladeado pela rainha Marcinha e pelas princesas Claudia e Vanessa, não poupou energia puxando o cortejo na avenida e também no camarote.

Bailes - A programação de carnaval de Curitiba, continua nesta segunda e terça-feira (15 e 16), no Ginásio do Bairro Novo, com os bailes infantil e adulto, animados pela Banda Lefigarroo. Para a criançada, a diversão vai das 15h às 19h e na terça-feira há o tradicional concurso de fantasias. Para os adultos o baile começa às 20h e vai até a meia-noite. A entrada é franca e não será permitido o consumo de bebida alcoólica nem de cigarro. O ginásio fica na Rua Ourizona, 1.681, a uma quadra da Rua da Cidadania.

Serviço:
Bailes
Local: Ginásio do Bairro Novo (Rua Ourizona, 1.681, a uma quadra da Rua da Cidadania)
Datas e horários: dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça-feira), com a versão infantil das 15h às 19h, e, para os adultos, das 20h às 24h
Veja as fotos do carnaval 2010 em: