Institucional
Notícias
26.09.2023Flashmob literário no coração de Curitiba abre o Festival da Palavra nesta quarta
Nesta quarta-feira (27/9), às 17h, as ruas do centro histórico de Curitiba serão tomadas por leitores. Um flashmob de leitura marcará o início do I Festival da Palavra de Curitiba.
A ação é aberta a pessoas de todas as idades e gostos literários que queiram se unir à celebração da leitura e da cultura.
Para participar do flashmob basta levar seu livro. A concentração será no Belvedere, no São Francisco, sede da Academia Paranaense de Letras e um dos espaços que integra a programação do Festival da Palavra de Curitiba.
Para participar do flashmob basta levar seu livro. A concentração será no Belvedere, no São Francisco, sede da Academia Paranaense de Letras e um dos espaços que integra a programação do Festival da Palavra de Curitiba.
Durante pouco mais de 30 minutos, as ruas que se estendem do Palácio Belvedere ao Memorial de Curitiba se transformarão em um cenário literário único, onde centenas de pessoas se reunirão para compartilhar a paixão pela leitura. Alguns grupos de leitores já confirmaram presença como o Coletivo Farfalharia, Leitores do Passeio Público, Lavrapalavreiros, Academia Paranaense de Letras e Escola de Escrita.
O conceito de flashmob envolve uma aglomeração instantânea de pessoas em um local previamente combinado para realizar uma ação inusitada. “A ideia é que todos se unam de forma espontânea, tornando o evento uma experiência surpreendente. Os participantes são incentivados a trazerem livros e se entregarem à essa grande celebração literária”, diz Luci Collin, curadora do I Festival da Palavra de Curitiba.
Festival da Palavra
O I Festival da Palavra, organizado pela Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural, é uma celebração cultural que ocorrerá de 27 de setembro a 1º de outubro. Totalmente gratuito, o evento reunirá em cinco dias perto de 150 escritores e escritoras de várias partes do país e de fora, além de curitibanos, para abordar o poder da palavra e dos livros em meio a diversas formas artísticas como dança, música, teatro e ativismo.
O festival oferecerá uma variedade de saraus, oficinas, palestras e debates para enriquecer a experiência dos participantes.
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa
- 27/08/2025 - Premiado no Festival de Berlim, O Último Azul estreia no Cine Passeio com presença do diretor
- 26/08/2025 - Feira do Livro do Festival da Palavra cresce e anima pequenas editoras curitibanas
- 20/08/2025 - Academia Paranaense de Letras vai ganhar busto de Machado de Assis
- 18/08/2025 - Cinemateca de Curitiba exibe três filmes raros em formato original de 35mm
- 18/08/2025 - Pioneira da educação, Júlia Wanderley deixou acervo raro da Curitiba do início do século 20
- 14/08/2025 - Eduardo Pimentel anuncia programação do III Festival da Palavra de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura