Notícias

28.03.2022Fim de semana foi de celebração de aniversários nos espaços culturais de Curitiba

 Do Passeio Público ao Teatro do Paiol, do Boqueirão ao Cine Passeio, o fim de semana, véspera do aniversário de 329 anos da cidade, movimentou os espaços culturais da Prefeitura. A festa com muita música e espetáculo teatral começou na sexta-feira à noite (25/3), pela Rua da Cidadania do Boqueirão, e seguiu até domingo (27/3), encerrando com a transmissão do Oscar 2022 e as comemorações dos três anos do Cine Passeio.

No Passeio Público, no sábado (26/3) e domingo (27/3), atores contaram e cantaram a história da cidade, num espetáculo musical encenado na Ilha da Ilusão do parque. Nos dois dias, o público parou para ouvir e se emocionar com espetáculo musical Evocação para Curitiba 329 anos.

“Para nós, que viemos do Rio de Janeiro para morar aqui, é muito legal ver um espetáculo desses em pleno Centro da cidade”, disse Levy Alves de Azevedo que com a mulher, Vanessa de Albuquerque, saiu de casa, no bairro Campo Comprido, para ir ao Passeio ver o espetáculo.

Com características de ópera, a encenação é uma das principais atrações da programação de aniversário da cidade e as apresentações continuam nesta segunda (28/3) e terça-feira (29/3), sempre às 19h, no Passeio Público. A peça mostra o encontro de indígenas da etnia Tingui com os desbravadores portugueses e enaltece as riquezas da paisagem da floresta com araucárias.

Paiol 50 anos

A irreverência do músico Carlos Careqa arrancou risos e emocionou o público no sábado (26/3) e domingo (27/3), no Teatro do Paiol. Com a participação de instrumentistas de peso como Mário Manga, Márcio Nigro, Luiz Serralheiro e Cláudio Tchernev, o show lotou a plateia de 215 lugares nos dois dias e marcou a celebração dos 50 anos da transformação do paiol de pólvora em teatro.

Carlos Careqa fez uma canção em homenagem ao aniversário de Curitiba, divulgada em um vídeo com imagens da cidade

“O Paiol é o marco das transformações urbanísticas e culturais de Curitiba. Este teatro tem profunda ligação com a história da cidade, com os artistas, com o público, e também com a criação da Fundação Cultural de Curitiba, e continuará sendo tratado com muito carinho e cuidado “, destacou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Para marcar o cinquentenário do teatro, foi instalada no hall de entrada uma placa em bronze com o busto em relevo do poeta Vinicius de Moraes, que em 27 de dezembro de 1971 fez o primeiro show no Teatro do Paiol acompanhado de Toquinho, Marília Medaglia e Trio Mocotó.

O vereador Serginho do Posto e o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior, também acompanharam o descerramento da placa em homenagem a Vinícius de Moraes.

Na fachada do teatro foi projetada uma linha do tempo com imagens de alguns dos artistas curitibanos e da cena nacional, além de personalidades marcantes que nestes 50 anos estiveram no palco do Paiol.

“Está maravilhoso, essa projeção ficou linda e o Paiol estava mesmo merecendo essa homenagem. Fiquei muito feliz e fiz muitas fotos aqui na frente”, disse Christian Maria Teixeira, professora que foi assistir ao show de Careqa no domingo.

O fim de semana teve ainda roda de choro no Conservatório de Música Popular Brasileira, no domingo de manhã, apresentação de grupo folclórico no Memorial de Curitiba e show na Rua da Cidadania do Boqueirão. O encerramento da festa foi no Cine Passeio, que no domingo (27/3) transmitiu a premiação do Oscar 2022 com comentários dos curadores cinematográficos Marden Machado e Marcos Jorge.

 

Compartilhe:

imprimir voltar