Institucional
Notícias
05.10.2021Festival de chorinho percorre regionais de Curitiba
Neste ano, o festival curitibano É no Choro que Vou está percorrendo também os bairros da cidade, com apresentações em escolas e Ruas da Cidadania. O projeto selecionado pela Fundação Cultural, por meio do Edital do Mecenato Subsidiado, já passou pela CIC e Cajuru e até o dia de 5 de novembro estará em todas as dez regionais de Curitiba.
As apresentações do grupo formado pelos músicos Clayton Rodrigues (flautas e sax), Marcela Zanette (flauta), Jonas Lopes (bandolim), Lucas Miranda (cavaquinho), Lucas Melo (violão), Luis Rolim (percussão), e João Luis Rodrigues (percussão) divulga um dos principais gêneros da Música Popular Brasileira.
Os primeiros grupos de chorinho nasceram no século 19, no subúrbio carioca. Popularmente chamado de chorinho, é considerado o primeiro gênero musical tipicamente brasileiro.
Curitiba tem um dos mais antigos conjuntos de chorinho em atividade no Brasil, o Choro e Seresta, com mais de 40 anos de atuação.
A etapa regional do festival É no Choro que Vou tem envolvimento dos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba.
“Esta é a etapa das apresentações didáticas, com objetivo de divulgar o choro de forma gratuita”, explica a flautista Marcela Zanette.
A segunda fase do projeto consiste no festival, previsto para acontecer em restaurantes e bares da cidade de 29 de outubro a 4 de novembro.
Apresentações de É no Choro que eu Vou
7/10 – Escola Municipal Paulo Freire- Sítio Cercado – 15h20
R. Olívio Domingos Leonardi, 162 – Sítio Cercado
15/10 – Escola Municipal Vila Torres – 15h
Rua Chile, 836 – Rebouças
22/10- Rua da Cidadania do Tatuquara – 15h
R. Olivardo Konoroski Bueno, s/n – Tatuquara
5/11 - Rua da Cidadania do Pinheirinho – 15h
Av. Winston Churchill, 2033 – Capão Raso
Autor: Assessoria de Comunicação
imprimir voltar- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão