Notícias

26.04.2013FCC e Academia Paranaense de Letras anunciam parceria

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, participou, na manhã desta sexta-feira (26), de um café da manhã promovido pela Academia Paranaense de Letras. No encontro, a entidade literária declarou formalmente sua adesão ao projeto da Tuboteca, além de fazer uma homenagem ao presidente da FCC.

“Hoje celebramos uma importante aliança, que ajudará a fortalecer a Academia Paranaense de Letras através do apoio que daremos a seus projetos”, disse Cordiolli. “Além disso, o respaldo do órgão para as iniciativas da FCC é de extrema importância. No caso das Tubotecas, por exemplo, qualificará e incentivará as doações para o projeto”, completou.

Para a presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Casagrande Justen, a parceria é estratégica para ambas as instituições. “O Marcos possui um grande conhecimento, não só sobre a cultura de Curitiba, mas mostrou ter uma visão global sobre o tema. O seu encantamento e a sua capacidade de trabalho nos leva a acreditar que teremos um relacionamento profícuo entre a Academia e a Fundação Cultural”, avaliou.

“Hoje celebramos o início de uma parceria muito fecunda. A Tuboteca é um símbolo disso. Uma espécie de ‘Ovo de Colombo’, algo tão fácil que todos poderiam ter pensado nisso. Uma iniciativa que se beneficiará demais do apoio mútuo entre as entidades”, disse o advogado René Ariel Dotti, outro imortal da Academia, que participou do encontro. Dotti foi um dos idealizadores da Fundação Cultural e foi Secretário de Cultura do Estado na administração Álvaro Dias.

Pergamum - Já o presidente do Instituto Histórico Geográfico e Etnográfico do Paraná, Ernani Costa Straube, também membro da Academia, falou sobre o projeto Pergamum, que permitirá que as bibliotecas de Curitiba funcionem em rede. Segundo ele, o projeto facilitará o trabalho dos pesquisadores, que terão todos os acervos das bibliotecas da cidade unificados.

“A iniciativa vai permitir que um livro que não esteja disponível em um local possa ser acessado com facilidade”, revelou. A FCC, a Prefeitura de Curitiba, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Instituto Histórico Geográfico e Etnográfico do Paraná e outras instituições participarão do projeto. “Foi com muita alegria que recebemos o Marcos Cordiolli aqui na Academia. Há tempos não via alguém falar com tanto entusiasmo sobre a nossa cultura”, completou.

Fotos: Cida Leit/Multi Art Eventos

Autor: Imprensa/FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar