Institucional
NotÃcias
11.10.2023FCC divulga classificados na primeira fase dos editais da Lei Paulo Gustavo
A Fundação Cultural de Curitiba divulgou na tarde desta quarta-feira (11/10) a relação dos projetos classificados e aprovados na fase de análise de mérito dos dois editais da Lei Paulo Gustavo. Os aprovados nesta primeira etapa estão sendo convocados para a entrega de documentação, que deve ser feita entre os dias 16 e 20 de outubro. Este também é o prazo para a apresentação de recursos.
Os editais de convocação estão disponÃveis no site da Fundação Cultural de Curitiba. Um dos editais é relativo ao setor do audiovisual, que recebeu a maior parte dos recursos da Lei Paulo Gustavo, e o outro se refere à s demais áreas artÃsticas. Foram classificados os projetos que atingiram pelo menos 70% dos pontos possÃveis na soma dos critérios estabelecidos. Nesta primeira fase estão sendo convocados 205 proponentes.
Os editais contemplam um total de 304 projetos (95 de audiovisual e 209 de outras áreas artÃsticas), bem como a possibilidade de remanejamento dos recursos em caso de não preenchimento das cotas destinadas à s comunidades negra e indÃgena ou de não preenchimento das vagas nas diversas modalidades previstas nos editais. As vagas remanescentes serão preenchidas numa segunda convocação, após o resultado da segunda fase (documentação) e do julgamento dos recursos.
Entrega de documentos
Os convocados após a análise de mérito, feita por uma comissão de pareceristas selecionados também por meio de edital, terão a opção de entregar a documentação de duas formas: presencial ou eletronicamente, via Sistema de Processos Eletrônicos de Curitiba (Procec). As informações de endereços e horários estão nos editais de convocação.
Confira aqui o edital de convocação da categoria audiovisual
Confira aqui o edital de convocação das demais áreas artÃsticas
Verbas e cotas
A verba destinada aos editais da Lei Paulo Gustavo em Curitiba é de R$ 14,7 milhões, sendo que 70% dos recursos devem ser alocados para projetos audiovisuais, conforme estabelecido pela lei federal. Os editais possuem cotas para a população afrodescendente e para as comunidades indÃgenas, e reserva de vagas para modalidades especÃficas voltadas a assegurar mecanismos de estÃmulo à participação e ao protagonismo de mulheres, negros, indÃgenas, povos tradicionais, inclusive de terreiro e quilombola, população nômade, ciganos, pessoas do segmento LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
Curitiba foi a primeira capital do paÃs a lançar todos os editais da Lei Paulo Gustavo. As inscrições tiveram inÃcio no dia 31 de julho. Foram inscritos 1.368 projetos na soma dos dois editais. Para o lançamento da Lei Paulo Gustavo em Curitiba, a Fundação Cultural de Curitiba realizou várias reuniões e audiências com a classe artÃstica, grupos setoriais e representantes da sociedade civil, garantindo uma colaboração ativa e democrática de todos os interessados.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa
- 27/08/2025 - Premiado no Festival de Berlim, O Último Azul estreia no Cine Passeio com presença do diretor
- 26/08/2025 - Feira do Livro do Festival da Palavra cresce e anima pequenas editoras curitibanas
- 20/08/2025 - Academia Paranaense de Letras vai ganhar busto de Machado de Assis
- 18/08/2025 - Cinemateca de Curitiba exibe três filmes raros em formato original de 35mm
- 18/08/2025 - Pioneira da educação, Júlia Wanderley deixou acervo raro da Curitiba do inÃcio do século 20
- 14/08/2025 - Eduardo Pimentel anuncia programação do III Festival da Palavra de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura