Institucional
Notícias
09.03.2022Estudantes aprendem a reproduzir em argila obras de arte
Desenvolver o olhar e conhecer mais sobre a história da cultura paranaense reproduzindo com argila uma obra de arte. Tudo isso é oferecido aos estudantes das escolas curitibanas nas visitas monitoradas do Memorial Paranista.
Todas as terças-feiras, o complexo cultural da Prefeitura de Curitiba dentro do Parque São Lourenço abre as portas para grupos de estudantes. A primeira monitoria foi nesta terça-feira (8/3), com um grupo de 32 crianças do 5º ano da Escola Municipal Maestro Bento Mossurunga, do bairro Boqueirão. “É como dizem: a primeira vez a gente nunca esquece e a escultura não é fácil, precisa bastante raciocínio”, disse o aluno Rafael Leal.
A ação de levar escolas para dentro do Memorial Paranista é uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura.
A professora de arte que acompanhou os alunos, Milene Fuentes, frisou que essas ações modificam a criança e sua forma de agir na sala de aula.
“Cada um vai ter uma memória diferente sobre o que gostou e viu aqui, e vai mudar a compreensão deles pois a visita aproxima o vínculo com a arte”, disse a professora.
Durante o passeio, o conteúdo aprendido anteriormente em sala é utilizado para engrandecer a visita ao acervo e ao espaço do Memorial. “Vivenciando eles compreendem melhor o que estudam nos livros e nas aulas”, disse a professora Analine Manosso.
Adele Valentina dos Santos, de 9 anos, ficou surpresa de poder tocar nas esculturas do artista João Turin, a quem o Memorial Paranisa é dedicado. “O que eu mais gostei foi de ver as esculturas, não me imagino fazendo uma coisa desse tamanho, é muito difícil”, enfatizou.
Como agendar a visita
As inscrições estão abertas para as escolas públicas e privadas interessadas em visitas mediadas ao Memorial Paranista. Os passeios são adaptados de acordo com a necessidade de cada instituição e podem render muitos ensinamentos sobre a arte paranista.
Os encontros serão sempre nas terças-feiras, no Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, em dois horários: às 10h e às 14h. O roteiro dura em torno de uma hora.
As inscrições para grupos escolares são gratuitas e podem ser feitas com até uma semana de antecedência pela plataforma Sympla.
Depois que o formulário de inscrição for preenchido, os colaboradores entrarão em contato com o responsável pela instituição. Recomenda-se que os grupos tenham até 30 pessoas, contando com estudantes, professores de escolas e acompanhantes.
Não há restrições, serão atendidas instituições públicas e privadas. Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Setor Educativo pelo email acaoedparanista@curitiba.pr.gov.br
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa
- 27/08/2025 - Premiado no Festival de Berlim, O Último Azul estreia no Cine Passeio com presença do diretor
- 26/08/2025 - Feira do Livro do Festival da Palavra cresce e anima pequenas editoras curitibanas
- 20/08/2025 - Academia Paranaense de Letras vai ganhar busto de Machado de Assis
- 18/08/2025 - Cinemateca de Curitiba exibe três filmes raros em formato original de 35mm
- 18/08/2025 - Pioneira da educação, Júlia Wanderley deixou acervo raro da Curitiba do início do século 20
- 14/08/2025 - Eduardo Pimentel anuncia programação do III Festival da Palavra de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura