Notícias

05.07.2019Estreias na Cinemateca, 45 anos da Camerata e encontro de fãs do Jornada nas Estrelas

O fim de semana reserva várias atrações nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba. Na sexta-feira (5/7), a Camerata Antiqua de Curitiba comemora 45 anos de existência com gravação de DVD e show ao vivo em TV aberta para todo Paraná. Também na sexta, termina a mostra Traços Curitibanos, com atividades culturais simultâneas.

O grupo curitibano de soul music Matizes promete por o público para dançar, neste sábado (6/7), com o concerto Em Alto e Bom Soul. No domingo (7/7), fãs da franquia Jornada nas Estrelas se reúnem no Memorial para compartilhar o amor pela franquia Star Trek, com o evento Treckcon.

Camerata comemora 45 anos com espetáculo especial
A Camerata Antiqua festeja 45 anos com gravação de DVD e exibição em TV aberta (Evangelizar) neste sábado e domingo, na Capela Santa Maria. Sob a regência de Luís Otávio Santos, o grupo musical interpreta Dixit Dominus, de Georg Handel – um dos maiores compositores da música barroca. No domingo, a Camerata faz apresentação gratuita no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe.

Data: sexta-feira (5/7), às 20h, e sábado (6/7), às 18h30
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)

Data: domingo (7/7) às 16h30
Local: Santuário Capela Nossa Senhora de Guadalupe (Praça Senador Correia, 128 – Centro)

Artista da exposição Capitais Brasileiras lança livro
O artista curitibano Adriano Catenzaro lança o livro Capitais Brasileiras, nesta sexta-feira, no Museu Gravura. O evento é uma das atividades de encerramento da Mostra Traços Curitibanos, que ao todo levou mais 4 mil pessoas aos espaços da FCC. A obra detalha a produção das colagens e recortes dos principais monumentos das capitais brasileiras da exposição que leva o mesmo nome.
Data: 5/7 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Museu da Gravura – Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)

Encerramento da Mostra Traços Curitibanos
Outra atividade de encerramento da Mostra Traços Curitibanos é o debate que acontecerá no Cine Passeio sobre o panorama da produção de animações, após a exibição de cinco animações feitas em Curitiba. O evento contará com a presença de representantes de empresas e realizadores para debaterem sobre o desenvolvimento do gênero na cidade.
Data: 5/7 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)

Concerto Em Alto e Bom Soul
O grupo Matizes sobe ao palco do Paiol para apresentar o concerto. Formado em 2004 e com cinco álbuns gravados, o grupo curitibano promete colocar o público para dançar ao som das influências da música negra americana.
Data: 6/7 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho)
Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)

Novos filmes na Cinemateca
Dois filmes estreiam na programação da Cinemateca a partir desta quinta-feira (4/7). O documentário Rindo à Toa – Humor sem Limites mostra a maneira encontrada por humoristas brasileiros para driblar a censura em pleno período militar. Já o longa de ficção Los Silencios conta a história de uma família que, ao fugir para uma pequena ilha no meio da Amazônia, sofre com aparições sobrenaturais.
Data: até 17/7
Horário: de terça a domingo às 16h (Rindo à Toa – Humor sem Limites) e às 19h (Los Silencios)
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – Centro)
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada)

Evento nerd reúne fãs da franquia Star Trek
Neste domingo, o Memorial de Curitiba recebe a 23ª edição da Treckcon. Em parceria com a Gibiteca, o evento promovido pelo fã-clube Federação dos Planetas Unidos celebra a paixão dos curitibanos pela famosa franquia de ficção científica.
Data: 7/7 (domingo)
Horário: 10h
Local: Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Centro)