Institucional
Notícias
10.04.2024Escultura de Fernando Calderari é removida para restauração em Curitiba
A escultura do artista paranaense Fernando Calderari (1939-2021) localizada no Largo Bittencourt, na Praça do Estudante, no Centro, passará por um processo de conservação. A iniciativa é liderada pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Instalada em 1978, a escultura em ferro, nunca antes restaurada, apresenta sinais de oxidação. A peça foi removida nesta terça-feira (9/4) e encaminhada ao Ateliê de Escultura do Memorial Paranista, onde será submetida a cuidados especializados.
O processo de restauração será conduzido pelo escultor e especialista em metais Edson Lima, que fará uma análise minuciosa da peça para determinar as melhores práticas de conservação. "Vamos estudar a melhor forma de recuperação, com o mínimo de interferência na peça", destacou o artista.
Além da restauração da escultura, a Secretaria do Meio Ambiente também se encarregará de revitalizar a base onde a obra está instalada, bem como a manutenção da vegetação do entorno, para dar mais visibilidade ao monumento urbano. A escultura de Calderari foi originalmente instalada na inauguração da obra de canalização do Rio Belém, que passa sob a praça.
Durante o processo de remoção, a coordenadora de Acervos da Fundação Cultural de Curitiba, Cláudia Ariole, supervisionou os trabalhos. Ela explicou que a intenção é realizar uma manutenção adequada para deter a ferrugem, mantendo, no entanto, a ação do tempo, conforme expressado por Calderari. "Fizemos uma pesquisa histórica e encontramos a declaração de Calderari, de que ele gostaria que a escultura sofresse ação do tempo", ressaltou Ariole.
Fernando Calderari
Natural da Lapa, seguidor de Guido Viaro, era pintor, gravurista e escultor de ferro. Professor de várias gerações, artista premiado, Calderari ficou conhecido internacionalmente pelos retratos de suas marinas.
Sua trajetória conta com inúmeras exposições individuais e coletivas e participação na VII Bienal de São Paulo, assim como obras em importantes coleções de museus do Brasil e diversos países, como Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Inglaterra e Suíça.
imprimir voltar- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba