Institucional
NotÃcias
05.04.2010Entidades culturais devem indicar nomes para Comissão do Mecenato
A Fundação Cultural de Curitiba já dispõe da relação de entidades culturais que estarão representadas na Comissão do Mecenato Subsidiado, uma das modalidades do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba. Após passar pelo processo de cadastramento, sete entidades deverão agora indicar os nomes de titulares e suplentes que vão compor a próxima comissão que deverá assumir em julho.
As entidades cadastradas são: Associação de Capoeira Kauande, Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, Contacto Associação Cultural, Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado do Paraná – SIAPAR, Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná – SINDARQ, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná - SATED/PR, e Sindicato dos Empresários e Produtores em Espetáculos de Diversões no Estado do PR - SEPED/PR.
A Comissão de Análise do Mecenato Subsidiado tem 44 membros, entre titulares e suplentes. Ela é subdivida em sete subcomissões, responsáveis pela elaboração dos critérios que embasarão a avaliação de mérito dos projetos inscritos. Os membros são indicados pela Fundação Cultural de Curitiba, pela comunidade artística e cultural organizada, pelos incentivadores e alguns diretamente pelo Prefeito Municipal.
Edital – A Diretoria de Incentivo também divulgou o número de projetos inscritos no edital do Mecenato Subsidiado 2009-2010, lançado em dezembro e que teve as inscrições encerradas no último dia 20 de março. Foram 659 projetos inscritos, sendo 173 de proponentes iniciantes (26%) e 486 de não iniciantes (74%).
Agora todas as propostas inscritas passam pela análise preliminar, que avalia informações básicas como data de inscrição e preenchimento dos formulários, antes de seguirem para a análise de mérito. A previsão é de que a partir da próxima semana as sub-comissões iniciem os trabalhos de análise de mérito das propostas.
São contempladas no edital do Mecenato Subsidiado as áreas de música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural, folclore, artesanato e demais manifestações culturais tradicionais. O valor máximo dos projetos aprovados pelo Mecenato é de R$ 80 mil para os não-iniciantes e de R$ 40 mil para os iniciantes. Ambos têm o compromisso de apresentar uma contrapartida social. A novidade este ano ficou por conta do estabelecimento de critérios diferenciados para artistas iniciantes e não-iniciantes, como forma de garantir oportunidade a todos os concorrentes.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa
- 27/08/2025 - Premiado no Festival de Berlim, O Último Azul estreia no Cine Passeio com presença do diretor
- 26/08/2025 - Feira do Livro do Festival da Palavra cresce e anima pequenas editoras curitibanas
- 20/08/2025 - Academia Paranaense de Letras vai ganhar busto de Machado de Assis
- 18/08/2025 - Cinemateca de Curitiba exibe três filmes raros em formato original de 35mm
- 18/08/2025 - Pioneira da educação, Júlia Wanderley deixou acervo raro da Curitiba do inÃcio do século 20
- 14/08/2025 - Eduardo Pimentel anuncia programação do III Festival da Palavra de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura