Institucional
NotÃcias
30.03.2010Endereços curitibanos abrigam encenação da Paixão de Cristo
Nesta Sexta-Feira Santa (2), a Fundação Cultural de Curitiba promove quatro espetáculos que revivem a Paixão de Cristo. A Barreirinha, o Bairro Novo, o Alto Boqueirão e a Pedreira Paulo Leminski sediam as apresentações, dentro da proposta da Prefeitura Municipal de realizar eventos em todas as regiões da cidade. A iniciativa valoriza as tradições populares e proporciona às comunidades a oportunidade de ter contato com todas as manifestações artísticas.
Os grupos teatrais foram selecionados por meio de edital publicado pela Fundação Cultural de Curitiba. Na Pedreira Paulo Leminski, às 19h, o Grupo Lanteri encena Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, cujo ingresso simbólico consiste na doação de um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será distribuído a instituições assistenciais.
No Alto Boqueirão, às 19h, em palco montado na Praça Cabo Nácar, a atração é o Grupo Jubac. A Equipe Teatral Arte e Vida apresenta-se às 20h, na Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700), enquanto A Associação Cultural Êxodus realiza espetáculo na Praça Acir Macedo Guimarães, na Barreirinha, às 20h. As três apresentações têm entrada franca.
Tradição e arte - As apresentações teatrais na Semana Santa são tradicionais na programação de Páscoa promovida pela Fundação Cultural de Curitiba. A encenação de Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, realizada pelo Grupo Lanteri na Pedreira Paulo Leminski, conta com mais de 1.200 componentes, entre atores, figurantes e técnicos. A montagem apresenta de forma dinâmica as principais passagens da vida pública de Jesus Cristo.
Entre as cenas retratadas estão o batismo, o sermão da montanha, a cura do cego, a ressurreição de Lázaro, o apedrejamento da mulher adúltera, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, a Santa Ceia, a Crucificação e a Ressurreição de Cristo, despertando a emoção da plateia. Para dar vida às cenas, o Grupo Lanteri espalha som e luz pelos palcos montados na Pedreira, além de acrescentar vários efeitos especiais.
O primeiro espetáculo do Grupo Lanteri aconteceu em 1978, numa iniciativa dos jovens da paróquia de São Paulo Apóstolo, na Vila São Paulo. Depois, o grupo foi convidado a apresentar-se no Setor Histórico de Curitiba e, desde 1991, ocupa a Pedreira Paulo Leminski, reunindo um público de milhares de pessoas.
Na Rua da Cidadania Bairro Novo, o espetáculo estará a cargo da Equipe Teatral Arte e Vida, grupo amador que reúne mais de 200 componentes, entre atores, figurantes e técnicos. A equipe foi criada em 2002, resultado da união entre os membros de grupos de jovens da Igreja Católica e o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. O teatro da Paixão de Cristo tem 34 cenas, que mostram desde o batismo até a Crucificação e Ressurreição de Cristo, com figurinos e cenários criados pelos próprios componentes do grupo. A montagem ocupa três palcos principais, com a utilização de som e iluminação profissionais.
A Associação Cultural Êxodus responde pela apresentação no Bairro Barreirinha (Regional Boa Vista), em palco instalado na Praça Acir Macedo Guimarães. A apresentação, que reúne 300 integrantes, entre atores e técnicos, tem cenários e figurinos confeccionados pelos próprios componentes do grupo. A encenação empresta às cenas bíblicas grande realismo e todos os anos atrai milhares de espectadores.
Criado em 1990, o Grupo Jubac - Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo, que se apresenta em palco montado na Praça Cabo Nácar (Alto Boqueirão), reúne moradores dos bairros Alto Boqueirão e Boqueirão. O objetivo do grupo é evangelizar por meio da arte, tendo como instrumentos o teatro, a música e a dança. A cada nova encenação da Paixão de Cristo, o grupo conquista a admiração do público e amplia o alcance de seu trabalho.
Serviço:
Encenações da Paixão de Cristo selecionadas por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba
Data: dia 2 de abril de 2010 (Sexta-Feira Santa)
Locais e horários:
Pedreira Paulo Leminski (Rua João Gava, s/n - Pilarzinho) - às 19h, apresentação de Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo pelo Grupo Lanteri. Ingresso: doação de um quilo de alimento não perecível. Contato com o grupo: (41) 3013-4827 / (41) 9935-8698.
Alto Boqueirão (Palco montado na Praça Cabo Nácar - Vila Militar) - às 19h, espetáculo a cargo do grupo Jubac - Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo. A entrada é franca. Contato com o grupo: (41) 3378-4768 / (41) 9616-5050.
Barreirinha (Palco montado na Praça Acir Macedo Guimarães) - às 20h, espetáculo a cargo da Associação Cultural Êxodus. A entrada é franca. Contato com o grupo: (41) 2117-8726 / (41) 8802-2922.
Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700) - às 20h, espetáculo a cargo da Equipe Teatral Arte e Vida. A entrada é franca. Contato com o grupo: (41) 9615-2689.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa
- 27/08/2025 - Premiado no Festival de Berlim, O Último Azul estreia no Cine Passeio com presença do diretor
- 26/08/2025 - Feira do Livro do Festival da Palavra cresce e anima pequenas editoras curitibanas
- 20/08/2025 - Academia Paranaense de Letras vai ganhar busto de Machado de Assis
- 18/08/2025 - Cinemateca de Curitiba exibe três filmes raros em formato original de 35mm
- 18/08/2025 - Pioneira da educação, Júlia Wanderley deixou acervo raro da Curitiba do inÃcio do século 20
- 14/08/2025 - Eduardo Pimentel anuncia programação do III Festival da Palavra de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura