Notícias

11.09.2015Encontro estreita relação de gestores culturais da Região Sul

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) promoveu, em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM), o Encontro de Gestores da Região Sul. O evento aconteceu durante os dias 9 e 10 de setembro, no Salão de Atos do Parque Barigui com palestras, e contou com a participação de 80 pessoas, que puderam acompanhar seminários e mesas de debate sobre as estratégias municipais na área cultural.

Com o objetivo de capacitar os profissionais envolvidos e estreitar o diálogo entre os municípios e o governo federal, para que o público conheça os programas oferecidos e acompanhe o andamento de projetos desenvolvidos em parceria com a União, o encontro mostrou que o diálogo é a principal ferramenta para um planejamento eficiente. Para o assessor de Cultura e Educação da Presidência da FCC, Benjamin Perez Maia, um dos organizadores do evento e da programação, o principal benefício do encontro foi “ o aprendizado por meio das linguagens culturais compartilhadas de cada cidade, o que gera novas ideias e trabalhos conjuntos”.

A presença de diversos municípios da região, como Campo Largo, Campo Mourão, Chapecó, Caxias do Sul, Curitiba, Jundiaí, Pinhais e Porto Alegre, trouxe variedade na troca de experiências. “O Encontro demonstrou sintonia entre os gestores, de grandes e pequenas cidades, do ponto de vista de que estamos sincronizados buscando soluções conjuntas para superar a crise”, afirmou o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. Sobre a colaboração entre as instituições participantes, Cordiolli complementou, "avançamos muito no sentido de ter uma organização nacional que represente os gestores municipais de cultura, principalmente dos pequenos e médios municípios”.

Representantes do Ministério da Cultura (MinC), da Agência Nacional de Cinema (Ancine), dos programas “Primeiro Museu” e “Biblioteca Pública Digital" também estiveram presentes para que cada vez mais projetos possam ser elaborados em parceria com a União. “É fundamental que encontros como esse aconteçam para que gestores conheçam suas possibilidades de atuação”, conta Margarete Moraes. A chefe de representação da Região Sul do MinC garante ainda que o evento abriu espaço para que os municípios realizem projetos inovadores no momento em que enfrenteam crises de receita.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar