Notícias

14.09.2021Em Curitiba, diretores da Ancine se reunirão com Fórum de Secretários Municipais de Cultura

Em Curitiba, nesta segunda-feira (13/9), o futuro presidente da Ancine (Agência Nacional de Cinema), Alex Braga Muniz, assumiu compromisso de se reunir com o Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados para debater um novo ciclo nos projetos de produção audiovisual.

A proposta do encontro, previsto para acontecer em dezembro a partir da capital paranaense, surgiu durante encontro de Muniz (que assumirá oficialmente a Ancine no próximo mês de outubro) com a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, que também preside o Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados.
“Vamos debater novas propostas e parcerias com estados e municípios, com metas bem definidas e com arranjos que valorizem a produção regional”, adiantou Muniz, que esteve em Curitiba para um encontro com cineastas e representantes do setor do audiovisual.

Para a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, essa aproximação da Ancine com os municípios é fundamental para os novos rumos desse ciclo.

“Se vamos entrar em uma nova fase é preciso envolver desde o início quem executa as políticas culturais na ponta, aumentando as chances de os projetos saírem dentro do modelo desenhado”, disse Ana Castro, que também aproveitou o encontro para solicitar recursos para fomento da produção audiovisual em Curitiba.

Alex Braga Muniz esteve em Curitiba acompanhado dos novos diretores da Ancine, Vinícius Clay Araújo Gomes e Tiago Mafra dos Santos. Também participaram do encontro o diretor de Ação Cultural, Edson Bueno; a coordenadora de Audiovisual da FCC, Valéria Teixeira e a vice-presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná, Jussara Locatelli.