Institucional
Notícias
10.11.2021 Em Brasília, presidente da FCC participa de reunião sobre a Lei Aldir Blanc 2
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba e do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, Ana Cristina de Castro, participou na última terça-feira (9/11), em Brasília, de uma reunião com o deputado federal Tadeu Alencar, relator da Lei Aldir Blanc 2. Representantes do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Cultura também participaram do encontro.
O deputado se comprometeu a apresentar o relatório para votação na Comissão de Cultura na próxima semana. Deverá ainda disponibilizar a minuta do relatório para consulta dos Fóruns antes de protocolar na Comissão. Tadeu Alencar também informou que promoverá a realização de uma live no dia 18 de novembro para uma exposição pública do relatório, com a participação de ambos os Fóruns.
Ana Cristina de Castro participou no início desta semana, em Brasília, de uma série de reuniões e encontros para debater pautas de interesse do setor cultural. Na segunda-feira (8/11), integrou, no plenário da Câmara dos Deputados, a Comissão Geral em Homenagem ao Dia Nacional da Cultura. Teve também uma reunião conjunta do Fórum de Secretários de Cultura das Capitais com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, para o lançamento da “Carta de Brasília: O Futuro das Políticas Públicas de Cultura no Brasil”.
A reunião preparatória para a construção do documento teve início na sede da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília/DF, e foi levada para apreciação da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Confira aqui detalhes da reunião.
A presidente da FCC participou ainda de uma audiência pública da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados para debater a construção de uma Plataforma Unificada para a Cultura Brasileira. Na condição de presidente do fórum de secretários municipais, Ana Cristina se manifestou e enalteceu a iniciativa de construção da Plataforma Unificada como sendo de grande valia para a definição de políticas públicas assertivas e eficientes.
O legado da Lei Aldir Blanc também foi lembrado pela presidente do fórum. “A Lei Aldir Blanc e o seu processo de implementação trouxe a todos nós – gestores da cultura, parlamentares, artistas e sociedade em geral – uma experiência essencial para enfrentar momentos de crise. Mas não foi só isso. A Lei Aldir Blanc contribui para fortalecer conselhos, fóruns, entidades representativas da classe artística, redes de gestores e agentes culturais, criando laços e promovendo a união em torno de um objetivo comum: apoiar a cultura brasileira. Foram muitas vitórias”, destacou Ana Cristina.
Leia aqui a íntegra da "Carta de Brasília: O Futuro das Políticas Públicas de Cultura no Brasil”
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão