04.10.2019Edital inédito do Fundo Municipal da Cultura apoia artistas de rua

Estão abertas as inscrições para o Edital de Apoio aos Artistas de Rua. Este é um dos editais inéditos do Fundo Municipal da Cultura, lançados no último dia 24 de setembro pela Prefeitura de Curitiba, para fornecer apoio financeiro a projetos relacionados aos artistas de rua. Essa iniciativa endossa, regulariza e fomenta a arte de rua em Curitiba ampliando as possibilidades de apresentações dos artistas.

O valor total do edital é de R$ 300 mil, para contemplar até 22 projetos relacionados aos artistas de rua, em três modalidades. A primeira modalidade consiste num projeto de Mostra de Arte de Rua, a ser realizada nas Ruínas de São Francisco. A segunda modalidade também é um projeto de Mostra de Arte de Rua, a ser realizada nos parques, durante o aniversário da cidade. A terceira modalidade contempla 20 projetos de artistas ou grupo de artistas de rua, para apresentações no circuito das regionais de Curitiba durante o próximo ano. As inscrições podem ser feitas até 24 de outubro. O edital e o link para as inscrições estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Curitiba.

Ação complementar prevê 150 pontos para apresentações

Os artistas selecionados nos circuitos das regionais poderão utilizar os locais relacionados em outro edital que está sendo lançado pela Fundação Cultural de Curitiba. Trata-se do chamamento público nº 004/2019 que prevê o cadastramento facultativo e gratuito dos artistas de rua e a oferta de 150 pontos de apresentações distribuídos pela cidade.
Esse novo edital segue as normas do Decreto Municipal nº 215/2019 e das legislações correlatas, com o objetivo de ampliar as possibilidades de apresentações em locais com mais concentração de público, como praças, largos, feiras livres, noturnas e gastronômicas, entre outros locais.

O edital de chamamento também atende o que prevê o artigo 15º do Decreto, que estabelece que a Fundação Cultural deverá manter um cadastro municipal de artistas de rua, conforme demanda apresentada pelos próprios artistas, a fim de estreitar a relação com a FCC.

Embora preveja 150 pontos, o Edital não limita as apresentações somente aos locais relacionados. Os artistas de rua poderão continuar se apresentando espontaneamente em pontos de seu interesse, desde que estejam de acordo com as normas estabelecidas pela legislação ambiental e de uso do solo.

Para essa ação complementar, a Fundação Cultural contou com a colaboração de outras secretarias municipais, como a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, que disponibilizou as feiras-livres, a Secretaria do Meio Ambiente, que relacionou diversos parques e praças, o Instituto Curitiba de Turismo, que também ofertou locais em suas feiras, e as Administrações Regionais, que ofertaram pontos nas Ruas da Cidadania.

Acesse aqui o Edital de Chamamento 004/2019