Notícias

12.12.2017Dicionário sobre vida e experiência religiosa é lançado em Curitiba

O prefeito Rafael Greca participou na noite desta segunda-feira (11/12), na Casa Romário Martins, do lançamento do Dicionário da Religiosidade Popular.

O livro, fruto de 40 anos de pesquisa, foi escrito pelo frade franciscano Francisco van der Poel, o Frei Chico. O autor reuniu e organizou em verbetes uma grande variedade de informações sobre a vida e a experiência religiosa do povo brasileiro.

“Essa obra é muito importante para que nós compreendamos a grande alma do povo brasileiro, fruto do sincretismo das tradições indígena, africana, portuguesa, espanhola e católica romana e tudo isso guardado numa grande religiosidade. Recomendo esse livro importantíssimo de 8.500 verbetes que retrata em dicionário a alma do povo brasileiro”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Esta é a primeira publicação do gênero no país. Seguindo a linha humanista, Frei Chico fez uma pesquisa aberta e abrangente, buscando a coerência de suas culturas e não tanto a lógica total e racionalista. Ele tanto recorreu às ciências e às artes, quanto procurou estar presente em ritos e cerimônias. Pesquisou também arquivos no Brasil e em Portugal.

“Quando o povo entende que você quer aprender sobre ele, coisas bonitas vão acontecer. Eu aprendi que ajudar o povo, de uma região considerada pela UNESCO como a terceira mais pobre do mundo na década de 1960, é em primeiro lugar, dar valor àquilo que ele já tem: sua história, sua cultura, suas lideranças, seus ideais”, explicou Frei Chico, que em seu ministério sacerdotal viveu no Vale do Jequitinhonha.

Religiosidade popular

O mestre da folia, a rezadeira, o capitão do congado, a mãe de santo, o cordelista e tantos outros são os representantes do povo que tiveram as suas falas privilegiadas pelo autor. Suas histórias, depoimentos, provérbios, cantos e orações estão destacados no livro. Na religiosidade popular, aparecem assuntos como a espinhela caída, simpatias para curar, transe, visagens – todas compreendidas no seu contexto cultural.

A obra enfoca a múltipla experiência religiosa brasileira no passado e no presente. Publicado pela editora Nossa Cultura, o dicionário tem 1.150 páginas, tem 8.500 verbetes e 6.000 notas de rodapés. Lançada nesta segunda-feira (11/12) em Curitiba, a obra está disponível em todas as livrarias do país.

Na ocasião, o frei autografou um exemplar do dicionário para o prefeito. Depois cantou músicas, todas de domínio público, acompanhado de seu boneco, também batizado de “Frei Chico”.

Participaram do lançamento do dicionário de Religiosidade Popular a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro, o diretor de patrimônio histórico, artístico e cultural, Marcelo Sutil, o diretor financeiro Cristiano Morrissy e demais convidados. Esteve presente também o professor Samuel Lago, que foi um dos editores do livro.

Visita ao Masac

Antes do lançamento da obra, o prefeito Rafael Greca levou o Frei Chico para conhecer o Museu de Arte Sacra de Curitiba (Masac). O frei atentamente apreciou o acervo apresentado pelo prefeito.

Sobre o autor – Francisco van der Poel, franciscano, é licenciado em Filosofia em São João del Rei (MG) e formado em Teologia, na Holanda. É membro do corpo docente do Instituto Jung e do Instituto Santo Tomás de Aquino (MG), do Conselho do Centro da Memória da Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, da Comissão Mineira do Folclore, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e da Ordem dos Músicos do Brasil.

Publicou seis livros e é palhaço do Teatro Terceira Margem, em Belo Horizonte. Nascido na Holanda, Frei Chico está há 50 anos no Brasil.

Compartilhe:

imprimir voltar