07.06.2018Curitiba terá teatro de rua, jazz e festa junina no final de semana

A programação de Curitiba para este final de semana conta com opções culturais variadas. Quem ficar na cidade terá festival de música e gastronomia, teatro na Praça Rui Barbosa e show de Dia dos Namorados no Teatro Positivo.

Um dos destaques é a companhia Selvática Ações Artísticas, que continua a série de apresentações pela cidade na Praça Rui Barbosa, de quinta (7/6) a domingo (10/6). A peça Cabaret Macchina, uma pós-ópera em formato de cabaré de rua, terá ainda participação da compositora pernambucana Karina Buhr. A entrada é gratuita.

Ainda nas artes cênicas, a Inominável Companhia de Teatro estreia a peça Cantando Vírgulas no Teatro Cleon Jacques nesta quinta-feira (7/6). A apresentação acontece de quinta a domingo até dia 1º de julho. Entrada franca.

O Teatro do Paiol recebe, nesta sexta (8/6) e sábado (9/6), a apresentação do grupo instrumental Bananeira Brass Band, que comemora lançamento do seu primeiro EP. Já o Pavilhão Étnico, no Memorial de Curitiba, terá muito folclore europeu com o Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat, domingo (10/6), às 11h.

Também no fim de semana, o lendário compositor curitibano Saul Trumpet, falecido em novembro de 2017, receberá uma homenagem em forma de festival de música e gastronomia na Praça da Espanha. Serão 10 apresentações musicais gratuitas e diversas opções alimentícias.

Curitiba também terá uma das primeiras festas juninas públicas do ano. O evento começa às 14h no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade.

A cidade ainda recebe, nesta sexta-feira (8/6), a nova turnê da dupla Victor & Leo no Teatro Positivo. No domingo (10/6), no mesmo local, tem evento especial com Nando Reis e Anavitória, que apresentam miniturnê de Dia dos Namorados em cinco estados brasileiros.

Confira os destaques do final da semana:

Espetáculo Cabaret Macchina

O coletivo curitibano Selvática Ações Artísticas, com participação da cantora e compositora Karina Buhr, se apresenta na Praça Rui Barbosa nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho. A peça Cabaret Macchina, que visa ocupar os espaços públicos da cidade, usa o formato de cabaré de rua para trabalhar com temáticas políticas e sociais.
Dirigida por Ricardo Nolasco, a Cabaret Macchina foi viabilizada por meio do programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura e deve passar por todas as Regionais de Curitiba.
Data: 7, 8, 9 e 10 de junho
Local: Praça Rui Barbosa – Centro
Horário: dias 7, 8 e 9 às 20h e 10 de junho às 17h

Espetáculo Cantando Vírgulas

A Inominável Companhia de Teatro dá início às apresentações da peça Cantando Vírgulas nesta quinta-feira (7/6), no Teatro Cleon Jacques. O espetáculo, que acontecerá de quinta à domingo, às 20h, segue no teatro até dia 1º de julho. Cantando Vírgulas utiliza de uma perspectiva poética para trabalhar com sentimentos e questões intensas da sociedade contemporânea, tais como solidão e ausência de amor e empatia.
Data: de 7 de junho a 1º de julho
Local: Teatro Cleon Jacques – Rua Mateus Leme, 4700, São Lourenço
Horário: 20h, de quinta a domingo; também às 9h nas sextas

Saul Trumpet Jazz Festival

Neste sábado e domingo (9 e 10/6), a Praça da Espanha recebe, acompanhado de uma feira gastronômica, o Saul Trumpet Jazz Festival. O festival é uma homenagem ao famoso trompetista curitibano Saul Trumpet, que faleceu, vítima de um câncer, em novembro de 2017. Dono de uma carreira de mais de 60 anos, o compositor é tido como um dos maiores instrumentistas da história do Paraná e deixou um legado musical enorme por meio do jazz.
O evento contará com apresentações musicais gratuitas, sendo cinco no sábado e cinco no domingo, começando às 12h. O festival terá também uma feira gastronômica, com ofertas diversas de pratos e bebidas. São oito estabelecimentos credenciados pela Associação de Comerciantes da Região da Praça da Espanha (Ascores), organizadora do evento.
Apresentações:
Sábado:
12h – Jazz Bop
14h – Jazz Valente
16h – Jazzy
18h – MUV

Domingo:
12h – Celso Piratta e a Banda Provisória do Ahú
14h – Snap Jazz
16h – Boldrini Quarteto
18h – Derico & Dizzy All Stars
Data: 9 e 10 de junho
Local: Praça da Espanha – Rua Cel. Dulcídio, Bigorrilho

Bananeira Brass Band

A Bananeira Brass Band se apresenta e comemora o lançamento de seu primeiro EP nesta sexta (8/6) e sábado (9/6), às 20h, no Teatro Paiol. Formado em 2015, o grupo instrumental tem sete integrantes e utiliza apenas percussão e instrumentos de sopro, como trompete, saxofone e trombone.
A apresentação faz parte da programação do Paiol Musical da Fundação Cultural de Curitiba.
Data: 8 e 9 de junho
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, Prado Velho
Ingressos: R$5 e R$10

Folclore do Alte Heimat

No domingo (10/6), o Pavilhão Étnico do Memorial de Curitiba recebe apresentação do Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat, que promete trazer um pouco da cultura folclórica europeia para o Brasil. O grupo mostrará ritmos e danças de países como Alemanha, Áustria e Suíça, além dos trajes e das temáticas características. A entrada é gratuita.
Data: 10 de junho
Local: Memorial de Curitiba – Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, Centro

Festa Junina em Santa Felicidade

No sábado (9/6), o Bosque São Cristóvão, no bairro Santa Felicidade, recebe uma Festa Junina organizada pela parceria entre RPC e Sesc PR. Gratuito, o evento começa às 14h e terá quadrilha, apresentações musicais e teatrais, espaço de recreação para crianças e feira gastronômica.
Data: 9 de junho
Local: Bosque São Cristóvão – Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, Santa Felicidade

Nova turnê de Victor & Leo

A dupla de música sertaneja Victor e Leo faz apresentação inédita da turnê Na Luz do Som, nesta sexta-feira (8/6), no Teatro Positivo. Nunca antes apresentado em Curitiba, o novo álbum possui 12 músicas autorais e traz elementos combinados do rock e do pop.
Na Luz do Som é o oitavo álbum de estúdio da dupla, que estourou por todo o país em 2008, quando lançou Borboletas, seu disco de maior sucesso até hoje. Os ingressos, para a apresentação do dia 8, variam de R$ 80 a R$ 560.
Data: 8 de junho
Local: Teatro Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Veja mais informações sobre ingressos

Dia dos Namorados com Nando Reis e Anavitória

Domingo (10/6), também no Teatro Positivo, tem apresentação especial conjunta de Dia dos Namorados com Nando Reis, ex-integrante da banda Titãs, e a dupla de pop Anavitória. A miniturnê, que acontece apenas neste final de semana e antecede a data comemorativa, dia 12 de junho, passa por Curitiba, Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.
Os preços variam de R$ 50 a R$ 240, a depender do setor escolhido.
Data: 10 de junho
Local: Teatro Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300