Notícias

30.08.2016Curitiba recebe Prêmio Cidades Sustentáveis por boas práticas em áreas essenciais

Curitiba acaba de receber mais um reconhecimento por suas políticas públicas. A cidade foi premiada nas áreas de Saúde, Educação para a Sustentabilidade e Cultura do Prêmio Cidades Sustentáveis (PCS), promovido pelo Programa Cidades Sustentáveis e Instituto Ethos, em parceria com diversas organizações da sociedade civil. 

A premiação na área cultural veio com a gestão democrática da cultura, implantada em Curitiba, que tem como suporte o Programa “Participação Cidadã na Cultura”. O programa prevê a contribuição popular na construção, execução e avaliação nesta política pública, bem como a ampliação, o aprimoramento e o fortalecimento das ferramentas de transparência e dos canais de diálogo com os diferentes agentes culturais, com a sociedade e com instituições públicas e privadas.

O Prêmio Cidades Sustentáveis destaca os municípios que apresentaram políticas públicas bem sucedidas e resultados concretos nas seguintes áreas temáticas: Bens Naturais Comuns; Criança; Cultura; Educação para a Sustentabilidade; Esporte; Governança; Mobilidade; e Saúde. Com isso, chega a 32 o número de distinções recebidas desde 2013 pela cidade em prêmios e rankings de relevância nacional ou internacional, em áreas como saúde, meio ambiente, governança, direitos humanos e acesso à informação.

Para definir as vencedoras, foram avaliados indicadores específicos de cada tema e as boas práticas desenvolvidas. O coordenador-geral do PCS e da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, lembra que as gestões públicas têm sido muito criticadas, porém é importante também reconhecer e valorizar as boas práticas e as políticas públicas bem-sucedidas. “Queremos que essas boas práticas inspirem outros prefeitos e gestores públicos”, disse Grajew, durante a cerimônia de entrega do prêmio, realizado no dia 24 de agosto, no Sesc Consolação, em São Paulo.

Curitiba dá o exemplo a partir de ações simples e eficientes no atendimento à população nas áreas de saúde, educação e cultura. No eixo transversal das boas práticas premiadas, a atual gestão imprime suas principais características: a atenção aos que mais precisam com um olhar mais humano e a participação comunitária nas decisões e diretrizes adotadas.

 

Compartilhe:

imprimir voltar