Notícias

03.03.2019Crianças e idosos abrem o carnaval de rua no centro de Curitiba

 Cerca de 5 mil crianças e seus familiares abriram o carnaval de rua de Curitiba, na tarde deste sábado (2/3), na Rua Marechal Deodoro. Fantasiadas ou usando roupas leves, e sob o olhar atento de pais, tios e avós, todos pularam ao som da Banda Lyra Show. As crianças puderam fazer maquiagem grátis no camarim de pintura.

A organização do Carnaval 2019 é da Fundação Cultural de Curitiba.

Depois do baile infantil, a rua que corta o centro de Curitiba recebeu os adultos, distribuídos em três blocos: Afoxé Aiyê Layo, Unidos de Judá e Rancho das Flores, que há 29 anos faz o carnaval de rua da terceira idade.

Os maiores de 60 anos roubaram a cena. Foram 300 idosos vindos das dez regionais de Curitiba e que se fantasiaram para entoar a marchinha Sou Louco Por Ti, Kolody. A música é uma homenagem à poetisa paranaense que morreu há 15 anos, aos 91 anos de idade, e foi composta por Mônica Berger, Édson Bueno, Luiz Ferreira, Rodrigo Barros e Sérgio Viralobos. As fantasias foram criadas por Áldice Lopes.

Alegria

Casados há 63 anos, Evaldo e Elza Cit não lembram ao certo quantos carnavais já desfilaram pelo Rancho das Flores. “Faz pelo menos uns 20”, arriscou Elza, de 82 anos. Ativa, Elza conta que o carnaval de rua é apenas uma das muitas atividades que pratica. “Faço hidroginástica, coral, ginástica, dança cigana, de salão e merengue”, contou. Ela frequenta o complexo de esporte e lazer da Praça Ouvidor Pardinho e o Sesc Água Verde. Como 86 anos, Evaldo é mais tranquilo. “Vamos juntos só para a ginástica e pro samba”, explicou.

Com 74 anos, Natália Sadorespki desfila no bloco há 10 anos. Foi convidada pela equipe do Núcleo da FAS do Boqueirão, onde mora e frequenta um grupo de convivência para a terceira idade. “Gostei e nunca mais saí”, resumiu.

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar