Notícias

17.02.2023Crianças aprendem e se divertem em aula de samba no Pinheirinho

 Uma tarde de festa com muita história da cultura brasileira e execução de composições de sambistas históricos.

Foi esta a experiência que 400 crianças de escolas municipais das regionais Pinheirinho e Tatuquara, servidores e pessoas da comunidade viveram na tarde desta sexta-feira (17/2), na Rua da Cidadania do Pinheirinho, aprendendo e se divertindo com o samba, ritmo que representa a identidade do Brasil.

O prefeito Rafael Greca prestigiou evento e chamou todos para participarem da festa.

“Ainda tem muito carnaval para verem em Curitiba, tem o desfile das escolas de samba e dos blocos na Marechal Deodoro. Estão todos convidados para participar dessa festa do povo”, disse o prefeito.

As Aulas de Cultura Brasileira – Iniciação ao Samba fazem parte de um projeto da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) que tem o objetivo de explicar a origem do samba às crianças e ao público em geral, já que no fim desta semana começa oficialmente o carnaval no Brasil.

Participaram estudantes das escolas municipais Dona Pompília, Érica Plewka Mlynarczyk, Margarida Orso Dalagassa (Tatuquara), além de Ivaiporã e Cláudio Abramo (Pinheirinho).

Desfile e blocos
Esta foi a última apresentação das Aulas de Cultura Brasileira nos bairros. Elas foram realizadas anteriormente nas ruas da cidadania do Boa Vista, Fazendinha, Cajuru e no Parque dos Tropeiros.

História do samba
As crianças assistiram atentas à apresentação feita pelos atores Douglas Perez (Curitibinha), Léo Campos e Taciani Vieira (respectivamente, o Senhor e a Senhora Samba). O trio mostrou como surgiram os diferentes tipos de samba, além dos maiores expoentes de todos os tempos de cada categoria.

No repertório, o público conheceu os grandes compositores do samba, como Zé Keti, autor de Máscara Negra, além de trechos de obras de expoentes do gênero, mestres do quilate de Noel Rosa, Cartola, Adoniran Barbosa, Sinhô, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e do curitibano Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis.

Depois da encenação as crianças puderam mostrar que aprenderam um pouquinho de tudo que os atores apresentaram no espetáculo, e caíram no samba com os professores e o prefeito. A festa foi incrementada com a presença de bonecos gigantes e batalhas de confete e serpentina.

Festa encantou os pequenos
Lohana de Souza Marques, da Escola Municipal Ivaiporã, estava eufórica. Ela e a colega Maria Eduarda F. Claudino posaram para fotos com o prefeito.

“Achei lindo, maravilhoso”, disse Lohana, que usava uma fantasia de rainha e uma máscara para os olhos com muito brilho.
Maria Eduarda também dançava e jogava confete nos colegas.

“Adorei este carnaval, está tudo muito bonito e animado”, disse a Maria Eduarda, que usava uma fantasia de borboleta e exibia a asas. “Foi minha mãe que fez”, disse orgulhosa.

Para abrilhantar a festa, os integrantes do cortejo real do Carnaval de Curitiba marcaram presença. Estavam lá o rei momo Gustavo Henrique Ferreira Teixeira, a rainha Paula Carolina Mello Galvão e as princesas Luciana Regina Jacinto e Eduarda Beatriz da Rocha Silva, levando muita alegria para os presentes.

Presenças
Também participaram os administradores regionais Reinaldo Boaron (Pinheirinho) e Marcelo Ferraz (Tatuquara); a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, e o vereador Beto Moraes.

 

Programação do Carnaval de Curitiba
Sábado – 18 de fevereiro
13h – Carnaval Nerd (concentração na Praça Zacarias a partir das 10h)
15h – Baile Infantil
18h – Desfile dos Blocos Carnavalescos (Afoxé, Púrpura, Boêmios e Madames, e Rancho das Flores)
20h50 – Desfile das Escolas do Grupo Especial (Os Internauts, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza, Mocidade Azul e Enamorados do Samba)

Domingo – 19 de fevereiro
13h – Zombie Walk (concentração na Boca Maldita)
14h – Bloco do Polakinho (saída na Travessa da Lapa)
15h – Baile Infantil
18h – Desfile dos Blocos Carnavalescos (Elas Clube, Unidos de Judá, EcoOrquestra, Pretinhosidade e Fogosa)
21h20 – Desfile das Escolas do Grupo de Acesso (Deixa Falar, Unidos de Pinhais, Leões da Mocidade e Embaixadores da Alegria)

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: SMCS

Compartilhe:

imprimir voltar