09.04.2010Contação de histórias e peça de bonecos para a criançada

Nos domingos do mês de abril, a garotada tem programação gratuita preparada pela Fundação Cultural de Curitiba, que combina diversão e cultura na contação de histórias que acontece sempre às 15h, nas Casas da Leitura localizadas nos parques Barigüi e São Lourenço. Também aos domingos, às 11h, o cartaz do Teatro do Piá é a peça "Professor Concertino Melodia", da companhia Miyashiro Teatro de Bonecos.

Os passeios dominicais nos parques têm novo atrativo com a opção de ouvir histórias contadas por profissionais selecionados por meio do Edital de Literatura Oral do Fundo Municipal da Cultura. Na Casa da Leitura Augusto Stresser, no Parque São Lourenço, a sessão de contação de histórias deste domingo (11) está a cargo de Rafael Dilari, enquanto no dia 18 será a vez de Rosy Greca encantar a criançada. O público também pode desfrutar do acervo de mais de três mil títulos, com empréstimo de cadeiras para leitura no parque, das 10h às 17h30. De segunda-feira a sexta-feira, o horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 17h30.

Na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam do Parque Barigüi, a contação de histórias deste domingo (11) será comandada por Lucas Buchile, que volta a coordenar o encontro no dia 25. Rafael Dilari será o responsável pela reunião do dia 18. Para empréstimo de livros e cadeiras para leitura no parque, o espaço atende de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30, e aos domingos, das 10h às 17h30, com a oferta de mais de três mil títulos aos interessados.

Teatro de bonecos - Dentro da tradicional programação para o público infantil, promovida pela Prefeitura de Curitiba, inicia neste domingo (11), a temporada de apresentações da peça "Professor Concertino Melodia", com sessões no Teatro do Piá, sempre às 11h dos domingos, até o dia 2 de maio. A montagem da companhia Miyashiro Teatro de Bonecos foi selecionada por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura e tem entrada franca.

A peça conta a história do Professor Concertino, que tem paixão pela música clássica e quer encontrar uma maneira para que todos sintam o mesmo. O espetáculo é encenado com bonecos desenvolvidos a partir de uma pesquisa feita pelo grupo, em 1999, que inova na movimentação das articulações. "O normal é colocar articulação em bonecos de fio, mas em fantoches quase nunca isso é feito. Estamos dando um passo à frente em termos de técnica", comenta Jorge Miyashiro, que criou e atua na montagem.

Jorge Miyashiro trabalhou durante três anos com a Camerata Antiqua de Curitiba, criando bonecos que fizeram parte de alguns concertos didáticos. Nos ensaios, ficava ao lado do maestro. A experiência inspirou a criação do Professor Concertino. "É uma declaração de amor à Camerata", diz Miyashiro.

Serviço:
Contação de Histórias nos domingos do mês de abril, às 15h, com entrada franca:

Casa da Leitura Augusto Stresser (Rua Mateus Leme, 4.700 - Parque São Lourenço. Telefone: 3254-6802): Dia 11 - Rafael Dilari, Dia 18 - Rosy Greca

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam (Rua Batista Ganz - Parque Barigui - acesso pela Avenida Mário Tourinho/ BR-277. Telefone: 3240-1101): Dia 11 - Lucas Buchile, Dia 18 - Rafael Dilari, Dia 25 - Lucas Buchile

Peça infantil "Professor Concertino Melodia", da companhia Miyashiro Teatro de Bonecos

Data e horário: de 11 de abril a 2 de maio, com apresentações aos domingos, às 11h

Local: Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 - Setor Histórico)

Entrada franca