Notícias

08.11.2017Conselho Municipal faz balanço das ações culturais em 2017

Em sua última reunião ordinária do ano, realizada na terça-feira (7), no Palacete dos Estudantes, o Conselho Municipal de Cultura fez uma avaliação das ações culturais neste primeiro ano da gestão do prefeito Rafael Greca. O diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba e membro do Conselho, Beto Lanza, apresentou um balanço das realizações em atendimento às metas previstas no plano de governo.

Beto Lanza explicou as dificuldades enfrentadas no primeiro semestre por conta do ajuste fiscal, mas destacou a retomada das programações e dos projetos no segundo semestre deste ano. Citou como exemplos a preparação da próxima Oficina de Música e os lançamentos desde julho de editais do Fundo Municipal da Cultura no valor total de R$ 2,8 milhões: o do Carnaval, antecipando os recursos para que as escolas possam se preparar melhor para o desfile de 2018; o do Audiovisual, em parceria com a Ancine, garantido grande apoio à produção do cinema local; e o do Paiol Musical, para a programação anual do Teatro do Paiol. Para 2018 estão previstos mais 10 editais no valor de R$ 3,2 milhões.

Além desses destaques, Lanza pontuou as diversas ações no campo do patrimônio cultural, das linguagens artísticas, do fomento à cultura e da infraestrutura dos espaços. “Essas reuniões são importantes para dar transparência ao Conselho e à comunidade curitibana do que a Fundação Cultural realizou em 2017 e permitir que os membros proponham melhorias na performance da Fundação”, avaliou o diretor. Também participaram a superintendente da FCC, Ana Cristina de Castro, e o diretor financeiro Cristiano Morrissy, que esclareceram questões pontuais apresentadas pelos conselheiros.

O Conselho também definiu o calendário de reuniões para o próximo ano. A primeira será no dia 8 de março. A pauta será a retomada dos trabalhos relacionados aos novos marcos legais a serem encaminhados à Câmara Municipal de Curitiba.

O Conselho – O Conselho Municipal de Cultura, órgão que institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade ligados à cultura, tem 50 membros titulares e suplentes. As vagas são ocupadas por representantes da sociedade civil organizada, comunidade artística, poder executivo municipal e Câmara Municipal de Curitiba. O atual conselho tomou posse no dia 8 de agosto de 2017. O mandato é de dois anos.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar