Institucional
Notícias
24.08.2014Conferência aprova proposta de lei do Sistema Municipal de Cultura
Representantes da comunidade, artistas, produtores culturais e gestores públicos definiram o texto da1ª Conferência Extraordinária de Cultura, no auditório da OAB Paraná, para elaborar a proposta de lei do Sistema Municipal de Cultura de Curitiba. Mais de 200 delegados, escolhidos em pré-conferências livres e setoriais, estão analisando, artigo por artigo, uma minuta apresentada pela Fundação Cultural de Curitiba.
Ao receber os participantes, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, destacou as principais características dessa Conferência Extraordinária. “Foi fruto de um processo democrático, incorporou vários setores e linguagens que estavam à margem das discussões sobre política cultural, e proporcionou um debate amplo e inédito, com reuniões setoriais, pré-conferências e seminários”, disse Cordiolli.
Delegado da área de teatro, Marino Júnior disse que o grande trunfo dessa Conferência Extraordinária foi ter sido dividida em duas etapas, o que favoreceu uma discussão melhor e mais aprofundada. “Conseguimos clarear algumas questões. Pelo caráter consultivo da Conferência – e não deliberativo – o trabalho agora é atuar junto aos poderes Executivo e Legislativo, para não corrermos o risco de que contemplem no texto da lei áreas não entendidas como segmentos culturais”.
Os representantes dos bairros elogiaram a Conferência. Cláudio Antônio Oliveira, representante da comunidade do Bairro Novo, gostou da forma como os trabalhos foram conduzidos. “Foi muito bom. Os seminários foram importantes para colocar as pessoas a par do que está sendo discutido. Eu mesmo tinha muitas dúvidas, e os seminários me ajudaram muito. Acredito que todos chegamos mais preparados para discutir a minuta da lei e vamos sair mais fortalecidos, e com mais condições de acompanhar agora o trabalho na Câmara dos Vereadores”, disse. Para ele, a Conferência inaugurou uma nova fase da cultura no Bairro Novo, ao reunir 170 pessoas e eleger 17 delegados para discutir a lei do Sistema de Cultura. “Queremos participar ativamente desse processo”, garantiu.
Célio Joacir, membro da Associação Nossa Luta e representante do bairro Pinheirinho, a participação dos bairros tem sido muito efetiva e importante na Conferência. “No Pinheirinho, tivemos 130 pessoas na pré-conferência, elegemos 16 delegados. Juntamos o pessoal do grafite, do hip-hop, do artesanato, do centro de cultura, das associações de bairro. Pela primeira vez estamos vendo que temos condições de participar da elaboração de uma lei. Isso é um grande avanço, principalmente para os bairros”, disse.
imprimir voltar- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão