Notícias

04.12.2019Concertos Natalinos da Camerata Antiqua de Curitiba encerram programação anual de Programa Sociais

Com dois concertos nesta quinta-feira (5/12), a Camerata Antiqua de Curitiba encerra sua programação anual de programas sociais voltados a difusão da música erudita. Cerca de 200 vozes devem cantar músicas natalinas unindo dez coros do Nosso Canto das regionais administrativas, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, às 20h, fechando com chave de ouro o Programa Concerto nas Igrejas.

No repertório, canções celebram o período do Natal como Messias e Hallelujah de Georg Friedrich Händel (1685- 1759), Gloria in excelsis Deo de Johann Sebastian Bach (16785-1750) e a popular Noite Feliz.

A cura pela música
No mesmo dia pela manhã, às 10h, um concerto no Asilo São Vicente de Paula, encerra o Música pela Vida. O programa da Camerata que acontece desde 1990, e leva a linguagem universal da música a instituições sociais, como hospitais e casas de repouso.

Esse ano o grupo inovou aproveitando o calendário da saúde para lembrar datas importantes para a sociedade. Foram ao todo oito instituições de acolhimento e hospitais com ações específicas pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, Dia Nacional de Combate ao Fumo, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e Dia Mundial do Diabetes.

Programas Sociais em todas as Regionais
O Concerto nas Igrejas desenvolvido pela Camerata desde 93, também foi fortalecido nesta temporada, com as participações dos corais comunitários do Nosso Canto, outro programa de incentivo realizado pelo grupo nas regionais administrativas, com aulas gratuitas de técnica vocal e canto coral para as comunidades.

Foram ao todo dez apresentações distribuídas nas regiões mais periféricas da cidade, com concertos nas mais diversas denominações religiosas, como Igrejas Católica, Mórmon, Terreiro de Umbanda do Pai Maneco, entre outras.

De Curitiba para o Brasil
O fortalecimento também veio a partir de uma agenda própria de concertos no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe com os destaques da temporada anual e transmissão ao vivo para todo o país, pela TV Evangelizar. Os concertos foram transmitidos também pelo aplicativo, Facebook e canal do Youtube da rede católica.

Com as transmissões o alcance aos concertos triplicou chegando a 118 mil brasileiros por apresentação, garantindo a ampliação do trabalho de formação de plateia e a democratização do acesso à música erudita.

A última apresentação no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe acontece no dia 15 de dezembro, às 15h. A grandiosa obra Oratório Messias, de Händel será executada com a regência do belga Bart Naessens comemorando a época natalina.

Concertos Natalinos da Camerata Antiqua de Curitiba

Data: Quinta-feira, 5 de dezembro

Música pela Vida
Local: Asilo São Vicente de Paula (R. São Vicente, 100 – Juvevê)