Notícias

09.11.2012Clube de Xadrez Erbo Stenzel tem programação especial na Virada Cultural

Neste sábado e domingo (10 e 11), o Clube de Xadrez Erbo Stenzel (Galeria Júlio Moreira – Setor Histórico), em parceira com a Fundação Cultural de Curitiba e a Federação Paranaense de Xadrez (Fexpar), promove uma verdadeira maratona de xadrez. Ao todo serão sete torneios que se dividem entre as modalidades Random Chess, Bughouse, Rei da Mesa, Imitador, Rápido e Relâmpago. Os vencedores de cada rodada acumulam pontos a serem contabilizados no final do evento para definir os três primeiros colocados, que serão premiados com troféus. Para participar de cada torneio, o jogador deverá se inscrever gratuitamente minutos antes da partida, no próprio Clube de Xadrez.

Com mais de dois mil anos de história, o jogo de raciocínio lógico e estratégia já passou por diversas versões. Além de ser um estímulo para a criatividade e o intelecto, a atividade é uma excelente opção para as horas vagas. Dentre as categorias mais utilizadas dentro do xadrez estão a Relâmpago, Rápida e a Convencional, sempre definidas conforme a velocidade do jogo. Uma partida Relâmpago, ou Blitz, se caracteriza como um jogo rápido, com até 15 minutos de reflexão para cada jogador. Para que as partidas realizadas durante a Virada Cultural sejam mais dinâmicas, o tempo de reflexão será de cinco minutos, totalizando dez minutos por partida.

Proposta por Bobby Fischer, ex-campeão mundial de xadrez, a modalidade Random Chess, presente em um dos torneios que serão realizados no final de semana, consiste em iniciar a partida organizando as peças da primeira fileira de modo aleatório. Para isso, o sistema que ficou conhecido com Sistema Fischer, conta com um software que gera a posição inicial que deverá ser seguida por ambos os jogadores, permitindo 360 combinações diferentes para iniciar o jogo.

De origem australiana, a modalidade Bughouse é caracterizada por partidas realizadas em duplas, nas quais um dos jogadores permanece com peças brancas, enquanto seu companheiro utiliza as peças pretas. Um dos diferenciais dessa partida é possibilidade de incorporar novamente no jogo as peças que foram capturas do adversário.

O último destaque da programação fica por conta do Torneio de Xadrez Imitador, modalidade ainda pouco conhecida no Brasil e que consiste em incluir no tabuleiro um objeto que imita cada movimento feito pelo jogador. Mas é preciso atentar para uma regra importante, mesmo imitando todos os movimentos, o objeto não pode capturar nenhuma peça. Outro detalhe é a impossibilidade de movimentar uma peça no jogo caso o objeto não possa movimentar-se junto.

Em 30 anos de existência, o Clube de Xadrez Erbo Stenzel se dedica a ensinar e incentivar crianças, jovens e adultos a praticar um dos mais complexos jogos já inventados. O espaço ainda oferece aulas gratuitas de xadrez nos níveis básico e intermediário. Organizado por Wilson Silva, pós-doutor em Informática Educacional e atual responsável pelo Clube de Xadrez, o evento integra a programação da Virada Cultural.

 

Serviço:

Torneio de Xadrez Rápido

Data e horário: 10 de novembro de 2012, às 14h

Torneio de Xadrez Relâmpago 1

Data e horário: 10 de novembro de 2012, às 20h

Torneio de Xadrez Random Chess

Data e horário: 10 de novembro de 2012, às 22h

Torneio de Xadrez Bughouse

Data e horário: 10 de novembro de 2012, às 23h

Rei da Mesa de Xadrez

Data e horário: 11 de novembro de 2012, às 00h30h

Torneio de Xadrez Imitador

Data e horário: 11 de novembro de 2012, às 9h

Torneio de Xadrez Relâmpago II

Data e horário: 11 de novembro de 2012, às 11h

Local: Clube de Xadrez Erbo Stenzel (Galeria Júlio Moreira – Setor Histórico)

Ingressos: gratuito

Informações: (41) 3323-7899

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar