Notícias

09.04.2013Cinemateca recebe o lançamento do livro “Cognição Estética: O Complexo de Dante”, de Marcos Camargo

A Cinemateca de Curitiba recebe, na próxima quarta-feira (10), o lançamento do livro “Cognição Estética: O Complexo de Dante”, de Marcos Camargo. Vice Coordenador do Curso de Cinema da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Marcos Camargo também realizará um debate com o público presente sobre as principais ideias contidas em sua obra. Dentre elas, a importância de se aprofundar e construir nosso conhecimento com base na cultura audiovisual, e não somente na cultura letrada.

“Acredito que podemos encontrar nesta pesquisa alguns pontos de vista pouco usuais, que podem despertar a sensibilidade do leitor para um maior conjunto de conhecimentos antes desprezados, mas agora vitais para a sobrevivência do homem nesta nascente cultura global”, afirma.

Sobre o livro – Marcos Camargo elaborou o conteúdo de seu título com base em sua tese de doutorado em Artes Visuais, realizada em 2010, junto ao Instituto de Artes da UNICAMP, sob a orientação do Dr. Mauricius Farina. Segundo ele, além de outras discussões, o texto apresenta um estudo comparativo entre qualidades lógicas e estéticas, que partem do estudo de teorias semióticas. Este é o primeiro de três volumes escritos pelo professor. O exemplar pode ser adquirido em sua livraria de preferência, ou diretamente na editora Annablume pelo site www.annablume.com.br

Serviço
Lançamento do livro “Cognição Estética: O Complexo de Dante”, de Marcos Camargo
Data: 10 de abril
Horário: 19h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco)
Ingresso: gratuito

Ficha técnica:
Título: “Cognição Estética: O Complexo de Dante”
Autor: Marcos H. Camargo
Editora: Annablume
Formato: 14x21 cm, 324 páginas
ISBN 978-85-391-0501-4
Valor: R$ 55,00

O livro aborda a multiplicação das mídias do conhecimento e as experiências cognitivas de sua globalização. O estudo demonstra haver muita informação não traduzida pelas linguagens da cultura, embora esses fatos cognitivos sejam comunicados pelas sensações que produzem em nossos sentidos físicos. Nesta pesquisa esses afetos são chamados de 'sinais estéticos', por entender a estética como um campo de conhecimento formado pela leitura perceptiva de coisas, eventos e textos. O autor circunscreve a interpretação lógica do mundo e explicita o modo estético de apreensão do real, para sugerir uma utilização conjunta dessas duas inferências como um modo mais eficiente de constituir o conhecimento.

Compartilhe:

imprimir voltar