Notícias

30.03.2022Cinemateca exibe filmes com recursos de acessibilidade para surdos e cegos

A Cinemateca de Curitiba passará a exibir filmes com acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. O Cinema de Inclusão terá audiodescrição, legendas e tradução em Libras, sempre em um sábado de cada mês, às 15h.

A primeira sessão do Cinema Inclusivo na Cinemateca será neste sábado (2/4) com a exibição do longa Carmen Miranda: Bananas is my Business com audiodescrição e legendas. O filme é um documentário que conta a vida e a trajetória de sucesso e fala da personalidade da cantora e atriz portuguesa Carmen Miranda, sensação no Brasil e no exterior entre as décadas de 1930 e 1950.

Segundo a coordenadora do projeto, Márcia Squiba, a iniciativa atende uma parcela da população que normalmente não tem muitas opções de lazer, principalmente quanto aos produtos audiovisuais.

“Os deficientes visuais e auditivos têm poucas oportunidades para consumir esses produtos culturais, eles ficam limitados àquilo que é adaptado para as suas necessidades”, diz Márcia.

Além disso, complementa, as sessões serão uma oportunidade para conexão dos participantes, que terão um espaço de bate-papo ao final da exibição para se conhecerem e discutirem sobre a obra.

Os filmes que estarão na programação fazem parte do vasto acervo da Cinemateca e terão adaptações como audiodescrição e Libras. Entre os filmes que já estão na lista de espera para serem exibidos nos próximos meses estão os longas Eles não Usam Black-tie, baseado na peça de Gianfrancesco Guarnieri, e a comédia Nem Sansão Nem Dalila, além de uma série de mostras temáticas de curtas-metragens.

Márcia conta que a ideia surgiu inspirada pela experiência que teve trabalhando com Luiz Amorim, professor de música com baixa visão que atualmente coordena projetos inclusivos de musicalização no Conservatório de MPB de Curitiba.

Conservatório de MPB vira sala de aula para alunos com deficiência visual
A vontade de fazer algo parecido na Cinemateca levou ela e Marcos Saboia, coordenador do espaço, a se reunirem com pessoas com deficiência e instituições para idealizarem o projeto. A iniciativa está sendo apoiada pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura e pela Seção de Braille da Biblioteca Pública do Paraná, que irá oferecer um curso prático aos funcionários e voluntários da Cinemateca, para que possam recepcionar e auxiliar os visitantes.

Serviço: Cinemateca
Filme com audiodescrição Carmen Miranda: Bananas is my Business
Data: sábado (2/4), às 15h
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco

 

Compartilhe:

imprimir voltar