Notícias

04.03.2019Blocos e escolas de samba fizeram a festa no segundo dia de desfiles

O segundo dia do carnaval de rua promovido pela Prefeitura de Curitiba, neste domingo (3/3), foi dedicado aos blocos carnavalescos e às quatro escolas do grupo de acesso, que disputam uma vaga no grupo especial, em 2020. As escolas do grupo especial de 2019 se apresentaram no sábado (2/3).

Durante os desfiles, a alegria e a descontração dos foliões contagiaram o público, que novamente compareceu em grande número para prestigiar a festa.

Uma turma bem animada foi a de professores da rede municipal de ensino, Aline Lázaro, Karina Manica, Doni Latewig e Sérgio Souza, das escolas municipais Maringá e Guido Straub. "É o primeiro carnaval que passamos aqui. Trocamos o litoral por Curitiba e valeu a pena. É muito divertido e a gente prestigia a nossa cidade", disse Aline.

Luciane Cropolato veio de Rio Branco do Sul para trazer a filha e a sobrinha. "Eu tinha curiosidade de conhecer o desfile das escolas de samba", contou. Durante a diversão, Luciane fez novas amizades com um grupo de amigos vindos de Salvador e de São Paulo. "Aqui é diferente. Não tem trio elétrico, mas é tão divertido quanto", comparou a baiana Ana Cardoso.

As francesas Anais Haack e Cécile Bayon chegaram sábado à cidade e o primeiro programa foi o desfile das escolas de samba. Elas estavam acompanhadas da iluminadora Nádia Luciani. "Vieram fazer um intercâmbio e queriam conhecer o nosso carnaval", contou Nádia.

Samba no pé

A largada do desfile de domingo foi dada às 18 horas pela escola-mirim “Sambistas do Amanhã”, formada por crianças das comunidades carnavalescas.

Com muita desenvoltura e samba no pé, as crianças apresentaram o enredo "Nossa Curitiba na Folia". Cada escola ficou responsável por preparar uma ala, homenageando símbolos da cidade – o Farol do Saber, a Rua das Flores, o Museu do Olho, o Jardim Botânico e o Teatro Guaíra.

A comissão de frente era formada por crianças da Escola Leões da Mocidade. Os casais de mestre-sala e porta-bandeira eram da Embaixadores da Alegria. Os mais novos eram Ana Beatriz e João, de 8 e 11 anos.

Na sequência vieram os blocos Fui Pará, Fogosa, Púrpura e Boêmios e Madames.

A primeira escola a se apresentar foi a Unidos de Pinhais, que escolheu como enredo "Sou sertanejo, sou sertão". Logo depois veio a Império Real de Colombo, que levou para a avenida o tema “Os 7 pecados capitais”.

“Quem não dança, samba” foi o enredo apresentado pela Escola Internautas, que retratou a dança como forma de manifestação cultural brasileira. O bumba meu boi, o reisado, as pastoras, a congada, a quadrilha, o maracatu e o fandango, entre outras danças folclóricas, foram retratados no samba, nas fantasias e alegorias da escola.

Última a desfilar, a Embaixadores da Alegria, uma das mais antigas escolas de samba de Curitiba, com 71 anos de existência, homenageou Paranaguá, com seus 370 anos. Além da história, a Embaixadores cantou a diversidade cultural da cidade, suas lendas, a arquitetura, o porto e a culinária típica.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar