Notícias

07.07.2025Banda da Caximba volta da Alemanha com prêmios e chancela para disputar mundial

 A Banda Musical da Caximba, formada por jovens do bairro do extremo sul de Curitiba, está voltando da Alemanha com importantes troféus na bagagem e a chancela para disputar o campeonato mundial de bandas em 2026 e 2027.

O grupo curitibano, composto por 44 integrantes do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel, representou o Brasil no European Music Contest 2025, o maior torneio aberto de bandas da Europa, realizado entre os dias 3 e 6 de julho na cidade de Rastede, Alemanha.

Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, que operacionalizou a viagem e a participação no evento, a Banda da Caximba conquistou o 2º lugar na categoria Marchant Entertainment, o selo ouro que garante a qualificação para o mundial no México (2026) e na Irlanda (2027), além de uma medalha de prata na categoria Concerto.

O grupo também alcançou um surpreendente 4º lugar na competição de Marcha, uma modalidade de forte tradição entre as bandas europeias.

“Os resultados são muito positivos. O nível técnico dos concorrentes era altíssimo e já estar aqui já é uma grande conquista. E ainda conseguimos prêmios que nos qualificam para as próximas edições”, comemorou o maestro Vitor Rodrigues.

O torneio reuniu 77 bandas de nove países e quase 2.800 participantes, avaliados por um júri internacional em quatro dias de intensas apresentações.

Apoio fundamental

A presença da Banda na Alemanha só foi possível graças ao apoio da Fundação Cultural de Curitiba, que operacionalizou a verba parlamentar destinada pelo Senado Federal para custear as passagens aéreas.

A FCC também patrocinou, com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), um concerto beneficente para ajudar nas despesas extras, como estadia, passaportes e seguro-viagem.

A Banda da Caximba faz parte das programações da Prefeitura de Curitiba, como aniversário da cidade e Natal, levando a música e a alegria dos jovens da periferia para toda a cidade. Fundado em 2011, o grupo nasceu com instrumentos improvisados de latas e, com dedicação e apoio, conquistou espaço no cenário musical internacional.

“Essa vitória é de Curitiba e do Paraná. A Banda da Caximba é um exemplo do poder transformador da cultura. É motivo de orgulho para Curitiba ver esses jovens ganhando o mundo e mostrando sua música com tanta qualidade”, destacou o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior.

Compartilhe:

imprimir voltar