Institucional
Notícias
02.03.2014 Avenida Marechal Deodoro em festa
Ruas tomadas por mais de 25 mil foliões, muita alegria, animação, batucada e samba no pé. A festa tomou conta da Marechal Deodoro neste sábado de Carnaval, com o desfile das escolas de samba de Curitiba. Por volta das 19h, as arquibancadas já estavam lotadas, e público fez a sua parte prestigiando e cantando junto com os blocos e com as escolas do grupo B, as primeiras a se apresentar.
“Com a volta do desfile para a Marechal, esperamos que haja uma explosão de felicidade para a população que gosta de Carnaval e para as escolas que se dedicaram a fazer essa linda festa para a cidade”, disse o prefeito Gustavo Fruet. “Sucesso absoluto”, resumiu o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, ao avaliar o retorno do desfile, depois de 15 anos, para o centro de Curitiba. “Temos um público maior do que o esperado e a avaliação é de que esta avenida é só alegria”, disse Cordiolli, lembrando que esse era um compromisso assumido no início de sua gestão. “O prefeito Gustavo Fruet havia feito dois pedidos: fortalecer o Carnaval e trazê-lo de volta para a Marechal Deodoro. Foi o que fizemos, trabalhando e nos preparando durante oito meses com as escolas e com muitos parceiros que nos ajudaram a fazer a essa festa”, afirmou.
O Bloco Afoxé, que reúne integrantes dos terreiros de umbanda e candomblé de Curitiba, foi o primeiro a entrar em cena, fazendo a “purificação” da avenida. O Bloco Derrepent veio na sequência, mostrando sua homenagem aos 40 anos do Zé Gotinha, personagem das campanhas de vacinação. O Rancho das Flores, formado por aproximadamente 400 idosos que participam dos grupos de convivência da Fundação de Ação Social (FAS), levou para a avenida o enredo “Rancho das Flores – 25 anos de alegria na Copa 2014”.
A presidente da FAS Márcia Fruet estava entre os foliões. “Todos nós aguardávamos muito esse momento. As meninas e os meninos dançaram muito animados. Agora a gente olha para trás, vê essa avenida e tem uma dimensão muito melhor do que é o Carnaval curitibano”, comentou Márcia, depois da passagem do bloco. Ruth Luitz, de 83 anos, sambando ao som da marchinha, contou que desfila no Rancho das Flores há mais de 15 anos e lembra quando o bloco estreou na Marechal. “Ele nasceu aqui, estamos de volta à nossa casa”, disse.
Escolas – Entre as escolas, a primeira a se apresentar foi a Imperatriz da Liberdade. Foi o primeiro desfile da escola, fundada em 18 de fevereiro de 2013. Na concentração, todos estavam ansiosos para a estreia, com a expectativa de fazer uma bela performance e subir para o grupo especial. “A emoção é muito grande”, confessou a porta-bandeira Vanessa Castro. Ela tem experiência, pois já havia saído em outras escolas. Situação diferente era do mestre-sala Marcelo Ramos, que é professor de hip hop e pisaria pela primeira vez na passarela do samba.
“Parintins: o Festival da Ilha Encantada” foi o tema escolhido pela Imperatriz da Liberdade, para enaltecer a riqueza cultural do Norte do país e homenagear o famoso Festival Folclórico de Parintins. A Unidos de Pinhais trouxe no seu samba-enredo “O dia a dia … Aos quatro dias… Da labuta à folia” um apelo para que os foliões aproveitem os quatro dias de Carnaval para pular, sambar e ser feliz, deixando de lado os problemas e as tristezas da vida.
Com o enredo “Buscando as cores do meu país, busquei nova terra pra ser feliz. Sou imigrante!”, a Associação Unidos do Bairro Alto prestou uma homenagem a todas as etnias que fizeram a história de Curitiba. A escola de Samba Os Internautas resgatou a tradição do Balé Teatro Guaíra, lembrando suas principais produções no enredo “Nos palcos do Teatro Guaíra, o balé de Pinhais constrói a sua história”.
O Cortejo Real marcou presença e também encantou o público, não deixando os ânimos esfriarem a cada intervalo. “Estou muito emocionada. Adoro Carnaval, adoro sambar. Para mim é uma grande honra representar o Carnaval de uma cidade como Curitiba”, disse a rainha Larissa Damas. “Estar aqui é algo maravilhoso. O povo nos recebe com aplausos e muito carinho”, completou o Rei Momo Jonas Santos, ao lado das princesas Marília Reis e Paula Carolina.
As escolas do grupo A foram as últimas a entrar na avenida, começando pela Leões da Mocidade, e na sequência Embaixadores da Alegria, Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza, a campeã de 2013. A apuração dos votos dados pelos jurados que acompanharam todo o desfile será neste domingo (2), a partir das 15h, no Memorial de Curitiba, quando será anunciada a escola campeã do Carnaval 2014.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão