Notícias

28.03.2014Autoridades paraguaias visitam a FCC e conversam sobre intercâmbios culturais

A ministra da Cultura do Paraguai, Mabel Causarano, o prefeito de Assunção, Arnaldo Samaniego, a vice-prefeita curitibana, Mirian Gonçalves, entre outras autoridades, foram recebidos pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, nesta sexta-feira (28), na sede do Moinho Rebouças. Na reunião, eles conversaram sobre possíveis cooperações e intercâmbios culturais entre Curitiba e o país vizinho e sua capital.

“Temos muito interesse em manter relações com o Paraguai na área cultural, até porque há muitos paraguaios e descendentes morando em Curitiba, bem como existe aqui uma grande influência da cultura guarani. Queremos receber obras e artistas paraguaios, bem como que o Paraguai receba a arte curitibana”, afirmou Cordiolli.

“A cultura paraguaia tem muitas peculiaridades”, lembrou a ministra Causarano, ressaltando que o país está em processo de se tornar bilíngüe também no âmbito público. Ela também observou as semelhanças entre o Paraguei e Curitiba e apresentou um resumo de como funciona a política cultural do país e espaços ou grupos importantes como a Biblioteca, o Balé e a Orquestra Sinfônica nacionais.

O diretor da Secretaria Nacional de Cultura, Vladimir Velázquez, ressaltou que o órgão pode recomendar a construção do Plano Municipal de Cultura de Curitiba como exemplo para territórios daquele país, que também estão em processo de planejar a cultura local a longo prazo. Também esteve no encontro o cônsul do Paraguai em Curitiba, Don Ricardo Brugada.

Comenda – Após o encontro no Moinho, a ministra da Cultura do Paraguai, Mabel Causarano, recebeu duas homenagens. A primeira aconteceu na Academia de Cultura de Curitiba (Accur), que também homenageou o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. Ambos receberam a comenda da Honorífica Ordem da Cultura, que a entidade concede a pessoas de notório saber, que tenham oferecido decisivo apoio e entusiástico incentivo às atividades culturais. O presidente da Accur, João Darcy Ruggeri, usou a Itaipu Binacional como exemplo de simbiose entre Brasil e Paraguai, que ele espera que se repita entre a Academia e o Ministério da Cultura paraguaio.

Em seguida, a ministra foi à Capela Santa Maria, onde também recebeu honras, dessa vez da Camerata Antiqua de Curitiba, antes do concerto em comemoração aos 40 anos do grupo.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar