Institucional
NotÃcias
25.03.2024Auto sobre a história da fundação de Curitiba será encenado no Passeio Público
Na semana do aniversário de 331 anos da cidade, o Passeio Público será o palco da encenação Evocação para Curitiba, sobre a história da fundação da cidade. As apresentações gratuitas serão de quinta-feira (28/3) a domingo (31/3), às 19h30.
O espetáculo no Passeio Público, que terá como palco a Ilha das Ilusões (o público poderá acompanhar em frente, junto ao deque), foi produzido pela Fundação Cultural de Curitiba especialmente para as crianças, que aprendem de forma lúdica o inÃcio da história da cidade, quando ainda se chamava Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Com figurinos de época, 16 atores representam os indÃgenas e os colonizadores.
O cenário em formato 3D é inspirado no painel do artista paranaense Theodoro de Bona (1904-1990), que se encontra no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná. Na obra, o artista reconstrói a cena da chegada dos fundadores na região.
O espetáculo destaca a atuação de personagens históricos como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara. Um ator interpreta o Curitibinha, personagem de quadrinhos criado por Marcos Vaz.
O público irá assistir a uma versão ampliada do espetáculo que foi apresentado durante o mês nas Ruas da Cidadania. A versão estendida e musicada também será apresentada no Memorial de Curitiba, domingo (31/3), às 12h, com entrada gratuita.
Serviço: espetáculo Evocação para Curitiba
Passeio Público – dias 28, 29, 30 e 31 de março, às 19h30
Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79) – dia 31 de março, às 12h.
Gratuito
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa
- 27/08/2025 - Premiado no Festival de Berlim, O Último Azul estreia no Cine Passeio com presença do diretor
- 26/08/2025 - Feira do Livro do Festival da Palavra cresce e anima pequenas editoras curitibanas
- 20/08/2025 - Academia Paranaense de Letras vai ganhar busto de Machado de Assis
- 18/08/2025 - Cinemateca de Curitiba exibe três filmes raros em formato original de 35mm
- 18/08/2025 - Pioneira da educação, Júlia Wanderley deixou acervo raro da Curitiba do inÃcio do século 20
- 14/08/2025 - Eduardo Pimentel anuncia programação do III Festival da Palavra de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura