Institucional
Notícias
13.11.2023Atualização da Lei Municipal de Incentivo à Cultura é apresentada na Câmara de Vereadores
O projeto de atualização da Lei Complementar 57/2005, a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, foi assunto de uma reunião entre vereadores e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, na última sexta-feira (10/11). A expectativa é que seja colocado em votação ainda neste mês de novembro.
O projeto contém mudanças que se ajustam às atuais demandas do setor cultural e foi encaminhado pelo prefeito Rafael Greca à Câmara Municipal em setembro do ano passado. A proposta que chegou ao Legislativo foi construída democraticamente, em reuniões e audiências com o Conselho Municipal de Cultura, a classe artística, os produtores e empreendedores culturais, com o objetivo de aperfeiçoar os mecanismos existentes.
Na Câmara Municipal, o texto passou pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, e depois pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Em todas as comissões recebeu parecer favorável, sendo que na Comissão de Cultura foi anexado um parecer com sugestões de alterações na proposta apresentada.
Das 14 alterações levadas pelos vereadores à apreciação da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), oito foram acatadas integral ou parcialmente pela Prefeitura de Curitiba e serão transformadas em um substitutivo geral. “Como vai ser uma emenda de consenso, um substitutivo assinado por todos, temos condição de votar isso em breve”, disse o vereador Tico Kuzma (PSD), líder do prefeito na Câmara.
“Foi um trabalho pautado pelo diálogo, para que possamos caminhar juntos na revisão da Lei de Incentivo à Cultura”, afirmou Ana Cristina de Castro. A presidente da FCC repassou ponto por ponto, justificando as negativas e confirmando os pontos nos quais o Executivo acatou as sugestões da CMC. Por exemplo, acrescentar etapas adicionais de prestação de contas, reforçar editais para ações afirmativas, reduzir de 30% para 20% a verba de apoio e chamamento de grupos minorizados para serem parte dos pareceristas.
Também participaram da reunião a diretora de Incentivo à Cultura da FCC, Loismary Pache, e Rodrigo Ajuz, do departamento técnico-legislativo da Secretaria de Governo, além dos vereadores Serginho do Posto (União), Angelo Vanhoni (PT), Marcos Vieira (PDT), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Mauro Bobato (Pode) e Maria Letícia (PV).
* Com informações da Câmara Municipal de Curitiba
imprimir voltar- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba