Notícias

18.01.2021"A plateia está na sua casa", diz Greca na abertura da 38ª Oficina de Música

A 38ª Oficina de Música de Curitiba foi aberta oficialmente na noite de domingo (17/1), às 20h, pelo prefeito Rafael Greca que, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone, transmitiu por vídeo a sua mensagem aos participantes e ao público. Toda a programação do evento é virtual e segue até o dia 31 de janeiro. Além de Greca, a abertura contou também com a participação do ministro conselheiro da Embaixada da Argentina no Brasil, Pablo de Angelis. A Embaixada e o Consulado Argentino são apoiadores da Oficina, que este ano homenageia os 100 anos do compositor Astor Piazzolla.

“Estamos aqui para celebrar a abertura da 38ª Oficina de Música, como acontece em todos os verões desde que a saudosa secretária de Cultura, Lúcia Camargo, teve a feliz ideia de dedicar o mês de janeiro às musas da música”, disse Greca. Ele contou que partiu da primeira-dama a sugestão de homenagear o mestre argentino. “Piazzolla foi uma das grandes expressões da música argentina e da alma latina. Foi grande até na tristeza ao compor Adios Nonino, que é uma das composições mais pungentes do cancioneiro argentino”, disse Margarita.

O prefeito convidou a todos para acompanhar virtualmente a programação. “Este ano não tem plateia. A plateia é a sua casa. A Oficina de Música acontece no canal do YouTube e nas redes sociais, e nos corações daqueles que são capazes de, pela arte, fazer a vida mais feliz”, destacou Greca.

O representante da Embaixada agradeceu a distinção dada à música e à arte do seu país. “Sei que a Argentina ocupa um lugar especial no coração do sr. prefeito, e quero dizer que conte conosco para reforçar os laços que já mantêm com várias cidades do nosso país. Somos sócios naturais e nossas raízes culturais estão entrelaçadas de forma inseparável”, afirmou Pablo de Angelis.

Do palco da Capela Santa Maria, em transmissão, ao vivo, o diretor de música erudita maestro Abel Rocha, explicou como foram organizados os mais de 70 cursos e 200 professores convidados. “A temática é um pouco distinta. As classes vão debater assuntos que os professores não conseguem abarcar dentro de uma aula normal de instrumento”, explicou. Abel Rocha agradeceu a parceria da PUCPR, que forneceu toda a estrutura de EAD para as aulas virtuais.

“A programação artística também teve que passar por modificações, mas ela não deixa de existir. Temos as ações que acontecem ao vivo que serão transmitidas do palco da Capela Santa Maria, da Sociedade Garibaldi e da Capela da Glória, e na fase de MPB também no Teatro do Paiol, sempre com pequenos agrupamentos para manter o distanciamento e todos os protocolos de segurança sanitária”, reforçou o maestro.

A abertura oficial foi seguida de uma live do bandeonista Daniel Binelli, que atuou com Piazzolla, acompanhando-o em diversas turnês internacionais. Ele contou algumas passagens de sua convivência com o compositor. Na sequência, foi exibido um vídeo da performance do Sexteto Nuevo Tango, tocando Adios Nonino. Da Capela Santa Maria também foi transmitido o Recital de Violino e Piano com Winston Ramalho e Lucas Thomazino.

Toda a programação da 38ª Oficina de Música de Curitiba – Edição Virtual pode ser acompanhada pelo site do evento: www.oficinademusica.org.br.