Notícias

21.02.2019 A Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte do carnavalesco Glauco Souza Lobo

A Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte de Glauco Souza Lobo, ex- dirigente da instituição e um dos maiores incentivadores da cultura e do carnaval curitibano, que faleceu na manhã desta quinta-feira (21/2), perto de completar 80 anos.

“No momento em que estamos em pleno período de preparativos para a festa de Carnaval deste ano, a notícia do falecimento de Glauco Souza Lobo nos entristece. Mas temos certeza de que o seu legado de grande amor e dedicação às manifestações populares servirá como estímulo para levar adiante a missão de valorizar e promover a cultura da cidade”, disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Glauco Souza Lobo nasceu em Niterói (RJ) em 25 de março de 1939, mas chegou a Curitiba ainda menino. Sempre esteve à frente das festas populares da cidade. Foi diretor executivo da Fundação Cultural de Curitiba entre 1983 a 1986, e secretário de Turismo, também na década de 1980, mas sua atuação nos últimos 40 anos foi além das funções administrativas. Ex-presidente da Escola de Samba Embaixadores da Alegria, também atuou em outras frentes. Foi um dos importantes apoiadores da cultura afro-brasileira, do movimento negro, da comunidade umbandista, do teatro e da arte circense.

Por todo o seu envolvimento com a comunidade carnavalesca, ele será homenageado pela Prefeitura e pela União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Curitiba e Região Metropolitana, durante dos desfiles programados para os dias 2 e 3 de março, na Avenida Marechal Deodoro.