Notícias

26.06.20216ª Conferência de Cultura homologa novos membros do Conselho Municipal de Cultura

A 6º Conferência Municipal de Cultura, aberta na noite de sexta-feira, teve continuidade na manhã deste sábado (26//6) com a aprovação do Regimento Interno e homologação dos nomes dos conselheiros eleitos nas pré-conferências regionais e de linguagem, e que atuarão no Conselho Municipal de Cultura no biênio 2021/2023.

Para atender os protocolos de segurança sanitária, o evento é realizado em ambiente virtual, com transmissão pelo canal da Fundação Cultural de Curitiba no Youtube.

O Regimento Interno regulamenta as normas para o funcionamento legal da Conferência. Entre os pontos discutidos, foi aprovado o aumento do tempo para apresentação das moções e cartas, sendo que apenas serão debatidos os destaques que interferem na composição do Conselho. A partir de votação entre os participantes e com a aprovação da comissão organizadora, foi acrescida ao regimento a abertura do chat via Youtube da FCC, com direito a livre manifestação do público, sendo que o direito a voz e voto são reservados aos delegados.

Conselheiros

Logo após o debate do Regimento Interno do evento, foram homologados os nomes dos 28 conselheiros eleitos e seus respectivos suplentes para o próximo biênio. O mandato deve se estender de novembro de 2021 a outubro de 2023.

Ao se manifestar, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba e do Conselho Municipal de Cultura, Ana Cristina de Castro, anunciou o compromisso de realizar a próxima conferência no primeiro semestre de 2023. “Acreditamos que neste momento já poderemos retomar o formato presencial, para contemplar uma participação ainda maior da sociedade", disse.

Os conselheiros foram escolhidos entre os representantes da sociedade civil organizada atuantes nas dez Regionais Administrativas de Curitiba, e da comunidade artística organizada atuantes nas nove áreas culturais: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música, Dança e Manifestações Culturais Tradicionais, e dois novos segmentos, Arte e Cultura Urbana e Linguagens Funcionais (Ilustração, Moda, Gastronomia, Design e Arquitetura & Urbanismo).

“Precisamos pontuar o ganho que tivemos esse ano na questão da diversidade entre os participantes. Aumentamos o número de mulheres eleitas, temos um maior protagonismo da cultura afro, representantes oriundos das escolas de samba e também do hip hop, em diversos setoriais sistema”, comentou o presidente da Comissão Organizadora da Conferência, Elton Barz.

Programação

Ainda neste sábado, serão homologadas as metas aprovadas nas conferências preparatórias promovidas pelos grupos das Regionais, realizadas em 16 de junho, e entre as linguagens artísticas, na última quarta-feira (23/6).

A 6ª Conferência Municipal de Cultura de Curitiba termina na manhã de domingo (27/6), com a votação das moções encaminhadas pelos delegados presentes e a leitura do relatório final do evento.

Serviço: Conferência Municipal de Cultura
Dias 25, 26 e 27/6 (sexta, sábado e domingo)
Acompanhe o evento pelo canal da Fundação Cultural de Curitiba no Youtube: https://www.youtube.com/user/fcccuritiba

Veja a lista dos nomes homologados para Conselheiros Municipais da Cultura – gestão 2021-2023. São representantes das 10 regionais e de nove linguagens artísticas tradicionais:

Representantes da Sociedade Civil:

Bairro Novo

Patrimônio histórico, Artístico e Cultural
Cremildes (Mide) Ferreira Bahr – titular
Maria da Graça Rodrigues dos Santos – suplente

Folclore, Artesanato, Cultura Popular e demais manifestações culturais tradicionais
Wilson Sávio Paulino – titular
Fernando Rogério de Carvalho – suplente