Coro da Camerata Antiqua de Curitiba

Formado em 1974, como um dos frutos dos Festivais de Música da cidade, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, composto por cantores com sólida formação musical, é uma das maiores referências da música vocal no Brasil. Desde o início de suas atividades, tanto nas apresentações com a Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de seu fundador, o maestro Roberto de Regina, quanto nos concertos a cappella dirigidos pelo maestro Gerard Galloway, o grupo destacou-se pela originalidade e leveza na interpretação da música barroca e renascentista. Com o passar do tempo, a música contemporânea e as estreias de peças escritas especialmente para o coral passaram a integrar os concertos, imprimindo ao grupo a sua característica mais marcante, ou seja, a de transitar com autoridade por um vasto e eclético repertório. O coral recebeu várias críticas favoráveis por sua discografia e por suas apresentações no Brasil e no exterior. Entre os concertos internacionais mais significativos podemos citar: a turnê por cinco cidades alemãs com a Orquestra de Câmara da Philarmonica de Arad – Romênia, em 2006; a turnê por Portugal realizando concertos a capella e com a Orquestra Sinfônica da Póvoa do Varzim, em 2007; os concertos no 8th World Symposium on Choral Music, na Dinamarca, em 2008, e os concertos no “18º Festival Corale Internazionale – La Fabbrica Del Canto, na Itália, em 2009. Endossando a sua versatilidade, o Coro da CAC tem apresentado nos últimos anos programas cênicos como A Comédia do Senhor Carlo Goldoni – Crônica com Música”, sob regência de Wagner Polistchuk, direção cênica de Roberto Innocente e participação especial do ator Luís Melo; Cores do Brasil e Lampejos da Música Sacra no Brasil, sob direção geral e regência de Helma Haller e direção cênica de Jacqueline Daher. Atualmente o Coro da CAC, tem como regente titular a maestrina Helma Haller. Este grupo de 1992 a 2011, esteve sob a orientação de técnica vocal de Neyde Thomas.