Grandes Eventos

Curitiba Jazz Festival

No final de semana dos dias 9 e 10 de dezembro, Curitiba recebe o Curitiba Jazz Festival, na Praça Nossa Senhora de Salete. Entre as atrações musicais, o evento recebe no sábado (9), Jazz Cigano Quinteto e Selma Baptista, Luis Otávio e Humberto Piccoli, Dizzy All Stars, Sotak Brasil com Victor Gulin, Hélio Brandão Quinteto e Rosa Armorial. E no domingo (10), a música fica por conta das bandas Gringo's Washboard Band, André Ribas Trio, Caribean Jazz Band,
Mario Conde Trio, Pancadaria, Jazz Maia e Dow Raiz. A discotecagem dos dois dias é com Misturi-C e Schasko (Funk You).
O festival também conta com recreação infantil e várias atrações gastronômicas.

Curitiba Jazz Festival

Festival de Ópera do Paraná

Objetivo do evento é revelar e promover cantores, músicos e obras feitas no estado
Em 2017, na terceira edição, são 22 apresentações e 7 cursos durante o mês de outubro em Curitiba e Ponta Grossa
www.festivaldeopera.org

Musicletada

Festival Musicletada

Assuntos como sustentabilidade, mobilidade urbana, alimentação orgânica, hoje fazem parte do dia-dia das pessoas, nas redes sociais e em diversas situações do cotidiano. Em 2009 quando os primeiros acordes foram tocados, durante a primeira edição do MUSICLETADA, esses assuntos ainda eram tratados muitas vezes como algo sem importância. Mesmo assim, o festival trouxe em oito edicões, shows gratuitos em espaços públicos, ações como, coleta seletiva de lixo e redução de resíduos, palestras com representantes de diversas esferas públicas e privadas, expondo temas como tecnologia aplicada em sustentabilidade, mobilidade urbana, yoga gratuito em espaço público, alimentação orgânica e valorização dos produtos locais.

Oficina de Música

O mês de janeiro em Curitiba é sinônimo de Oficina de Música. Desde 1983, a cidade inicia o ano ao som dos acordes de um dos mais importantes encontros de música da América Latina. Em todos esses anos, a Oficina realizou milhares de concertos, multiplicou o número de cursos e alunos, atraiu renomados professores e firmou-se como espaço para o desenvolvimento acadêmico e profissional de músicos brasileiros e estrangeiros. É uma verdadeira instituição em prol da valorização das mais variadas vertentes musicais.

A Oficina de Música estendeu seus domínios, tanto no que se refere ao número de participantes e multiplicação dos cursos, como aos locais de desenvolvimento das aulas e apresentações, além das áreas musicais abrangidas. À música erudita e antiga somaram-se as manifestações da música popular brasileira, a música latino-americana, as iniciativas voltadas ao universo infantil, os encontros de professores e simpósios, até englobar, desde 2001, o rock, o blues, a música de raiz e a música eletrônica.

Atualmente, perto de 1,9 mil alunos disputam as vagas de mais de uma centena de cursos, nas fases erudita e popular, sob a orientação dos melhores professores, instrumentistas, maestros e cantores. Ao longo dos anos, aqui estiveram representantes de toda a América Latina, Estados Unidos, França, Suíça, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Espanha, Itália, Portugal, China e Israel, numa importante troca de experiências que resulta na revelação de novos e grandes talentos da música brasileira.

Acesse www.oficinademusica.org.br.

Concerto de Abertura da 34ª Oficina de Música de Curitiba - Foto: Cido Marques© 2016

Concerto de Encerramento Banda Sinfônica da 34ªOficina de Música de Curitiba. Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Guairão. 14 de janeiro de 2016

Concerto de Encerramento com a Orquestra Sinfônica e Coro da 34ª Oficina de Música de Curitiba. Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão. 16 de janeiro de 2016