Grandes Eventos

Curitiba Jazz Festival

No final de semana dos dias 15 e 16 de dezembro, Curitiba recebe o Curitiba Jazz Festival, na Praça Afonso Botelho (Praça do Atletico).
O Festival também conta com recreação infantil e várias atrações gastronômicas.

Curitiba Jazz Festival

Feira Internacional da Música do Sul

Entre os dias 20 e 23 de junho acontece a segunda edição da FIMS - Feira Internacional da Música do Sul, no Portão Cultural, em Curitiba. Ao longo os quatro dias da Feira, empresários, produtores, selos, gravadoras, diretores de festivais e diversos agentes da cadeia produtiva de música convivem com o publico geral. A FIMS tem como meta gerar e concretizar negócios no setor musical com foco no sul do país, mas também aberto a agentes do Brasil e da América Latina, um dos destaques da edição 2018. Em 2016, mais de 400 pessoas visitaram a feira, 248 bandas se inscreveram no edital dos showscases e foram mais de 170 reuniões, 60 shows e iniciativas geradas a partir da FIMS gerando aproximadamente R$ 60mil em recursos de shows.

Para mais informações acesse: www.fims.com.br

Festival de Ópera do Paraná

Objetivo do evento é revelar e promover cantores, músicos e obras feitas no estado
Em 2017, na terceira edição, são 22 apresentações e 7 cursos durante o mês de outubro em Curitiba e Ponta Grossa
www.festivaldeopera.org

Musicletada

Apresenta Mercado Grimpa no Dia Mundial Sem Carro

O festival curitibano, faz sua 11ª edição em uma ação de concientizacão sobre mobilidade urbana no dia mundial sem carro, desta vez com um formato diferente. Além de reunir em um único espaço o que existe de mais atual no mercado da economia criativa de Curitiba, onde 28 expositores irão mostrar seus trabalhos e marcas. A iniciativa, batizada de Mercado Grimpa, pretende dar visibilidade em ações conjuntas de experiências, networking e vendas em diversos eventos. O Musicletada, como de costume, tem o prazer de lançar mais essa ação para o mundo.

As já tradicionais apresentações musicais do festival, esse ano serão apreciadas pelo publico em uma intervenção sonora durante o trajeto da Marcha das 2018 bike, uma bicicletada que acontece no dia 22 de setembro, pra comemorar o dia mundial sem carro, e que fará o término do seu trajeto no pátio do Centro de Criatividade de Curitiba, Quem puxa o bloco é a baterista e percussionista Caro Pisco, da banda Mulamba, junto com o trompetista Reinaldo Soares, durante todo o trajeto. Além da intervenção musical o evento ainda com a discotecagem do núcleo Misture-c, famoso por produzir festas com tématica tropicalista e brasileira, na noite de Curitiba e também da performer e artista visual, Mariana Barros.

Serviço:

Musicletada – Dia Mundial Sem Carro/ Mercado Grimpa
Data: 22 de setembro
Horário: 9h as 18h
Local: Centro de Criatividade de Curitiba - Parque São Lourenço
Ingresso: Gratuito

Oficina de Música

O mês de janeiro em Curitiba é sinônimo de Oficina de Música. Desde 1983, a cidade inicia o ano ao som dos acordes de um dos mais importantes encontros de música da América Latina. Em todos esses anos, a Oficina realizou milhares de concertos, multiplicou o número de cursos e alunos, atraiu renomados professores e firmou-se como espaço para o desenvolvimento acadêmico e profissional de músicos brasileiros e estrangeiros. É uma verdadeira instituição em prol da valorização das mais variadas vertentes musicais.

A Oficina de Música estendeu seus domínios, tanto no que se refere ao número de participantes e multiplicação dos cursos, como aos locais de desenvolvimento das aulas e apresentações, além das áreas musicais abrangidas. À música erudita e antiga somaram-se as manifestações da música popular brasileira, a música latino-americana, as iniciativas voltadas ao universo infantil, os encontros de professores e simpósios, até englobar, desde 2001, o rock, o blues, a música de raiz e a música eletrônica.

Atualmente, perto de 1,9 mil alunos disputam as vagas de mais de uma centena de cursos, nas fases erudita e popular, sob a orientação dos melhores professores, instrumentistas, maestros e cantores. Ao longo dos anos, aqui estiveram representantes de toda a América Latina, Estados Unidos, França, Suíça, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Espanha, Itália, Portugal, China e Israel, numa importante troca de experiências que resulta na revelação de novos e grandes talentos da música brasileira.

Acesse www.oficinademusica.org.br.

Concerto de Abertura da 34ª Oficina de Música de Curitiba - Foto: Cido Marques© 2016

Concerto de Encerramento Banda Sinfônica da 34ªOficina de Música de Curitiba. Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Guairão. 14 de janeiro de 2016

Concerto de Encerramento com a Orquestra Sinfônica e Coro da 34ª Oficina de Música de Curitiba. Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão. 16 de janeiro de 2016