Camerata Antiqua de Curitiba

A Camerata Antiqua de Curitiba traduz o som que celebra a cidade, tornando-se ao longo de seus 46 anos de existência um dos símbolos musicais locais. Constituída por Coro e Orquestra, nasceu em 1974, sob a égide do talento de seus fundadores, Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Müller Seraphim. A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista vem sendo enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros.

Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a Camerata possui uma trajetória de conquistas e sucessos no cenário nacional e internacional. Neste percurso, a Camerata contou com o comando de músicos notáveis, como o contratenor Gerard Galloway e o violinista Paulo Bosísio, responsáveis por um longo período de orientação técnica do Coro e da Orquestra. Entre 1987 e 1988, Lutero Rodrigues tornou-se seu regente titular.

Desde a sua criação, a Camerata tem a orientação de um Conselho Artístico, com exceção do período de 2009 a 2011, quando Wagner Polistchuk foi diretor artístico. A maturidade musical conquistada pela Camerata em mais de quatro décadas de atuação está registrada em oito discos (long plays) e seis CDs, com obras de grandes compositores da música erudita universal. Dentre os inúmeros concertos de ação cultural realizados entre 1990 e 2000, destacam-se: o programa “Curitiba Abraça o Paraná”; em 1995, a realização do Concerto de Aniversário da Cidade de Assunção-Paraguai, no Centro Cultural Paraguai-Japão; em 1996, os concertos em Washington, a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento, realizados em sua sede e na Embaixada do Brasil, assim como na Epiphany Church. No Brasil, em 22 de abril de 2000, teve importante participação nas Comemorações dos 500 Anos da descoberta do país, em Porto Seguro – Bahia.

A preocupação com as questões sociais também marca a atuação da Camerata, no decorrer dos anos. Os programas “Música pela Vida”, “Alimentando com Música” e “Concerto nas Igrejas” têm estabelecido um forte vínculo socioeducativo e cultural com a comunidade curitibana. A Camerata Antiqua de Curitiba tem como sede oficial a Capela Santa Maria Espaço Cultural.