03.02.2013Moradores do Sítio Cercado em ritmo de Carnaval

Quem passou pelo bairro do Sítio Cercado no último sábado (2), teve a oportunidade de se divertir ao som das tradicionais marchinhas de carnaval. O pré-carnaval, que já ocorre tradicionalmente no Largo da Ordem, ganhou uma extensão esse ano, fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e o bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis.

A avenida São José dos Pinhais foi invadida por narizes de palhaços, colares havaianos e perucas coloridas. Nem o calor de 30° conseguir desanimar os moradores do bairro. Crianças, jovens e idosos pularam e cantaram ao som das marchinhas. Acompanhada do marido e do filho de quatro anos, a agente educacional Jocemar Dias Sansão, 41 anos, gostou muito da iniciativa. Ela, que mora há 26 anos em Curitiba, nunca havia participado do pré-carnaval e o que a fez sair de casa foi a segurança e o clima alegre. “Essa é a primeira vez que vejo o Garibaldis. Achei acessível, divertido, e por ser na rua, perto de casa é muito mais seguro”, disse.

A festa também trouxe moradores dos bairros vizinhos. A estudante Kelly Martins, que já acompanha o pré-carnaval no Largo da Ordem, saiu do Centenário, bairro onde mora, para acompanhar os festejos ao lado da prima, moradora do Sítio Cercado. Segundo ela, o motivo para o deslocamento “é a familiaridade com as pessoas, além do evento reunir um número menor de foliões, o que abre mais espaço para dançar. E o povo da vila é mais tranquilo”, justifica.

Membro do Garibaldis e Sacis há mais de 14 anos, o professor aposentado Arioswaldo Trancoso Cruz não dispensa a fantasia e nem economiza na alegria na hora de cantar e dançar ao som das marchinhas. Autor do hino oficial do bloco, Trancoso ficou animado com o novo cenário e acredita que este é apenas o começo. “Daqui pra frente ninguém segura mais o Garibaldis e Sacis. Está oficialmente instaurado o carnaval em Curitiba”, enfatiza.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba Marcos Cordiolli fez um convite à comunidade. “É importante que a população participe desse e de outros eventos que ela considerar importantes. A auto-organização dos grupos de teatro, daqueles que escrevem poesia ou tem uma banda, por exemplo, é o caminho para buscar o apoio público”, disse o presidente em cima do carro de som. Já embaixo, na avenida São José dos Pinhais, uma das principais do Sítio Cercado, Cordiolli conversou com foliões sobre a festa que lembrou o início do Bloco, em 1998. Ao longo dos 15 anos de existência o Garibaldis e Sacis sofreu várias transformações que o ajudaram a construir e organizar uma estrutura capaz de acolher os foliões e seguidores, que , no princípio, não passavam de 50 e foram aumentando até atingir o número de 10 mil pessoas.

Marchinha vencedora – Esse ano o Bloco Pré-Carnavalesco Garibaldis e Sacis organizou o 3º Concurso de Marchinhas e Zoeiras Carnavalescas. Entre 40 marchinhas, a vencedora foi Princesa do Oriente, composta pelo fundador do Bloco, Arioswaldo Cruz, que também é autor do hino do Garibaldis.  “O verso principal que inspirou a marchinha é do meu sogro, Afonso Rangel que é carnavalesco e compôs em 1960. Ele já é falecido, deixou guardado na gaveta e minha esposa me mostrou agora. A melodia estava praticamente pronta e apenas fiz alguns ajustes, criando um novo refrão", resume o autor.

Veja mais imagens em nosso Flickr, clicando aqui.
 

Saiba mais sobre o Carnaval 2013 de Curitiba:
Curitiba tem carnaval? Tem sim, senhor
Regionais promovem bailes pré-carnavalescos
Bloco Garibaldis e Sacis vai ao Sítio Cercado
Garibaldis e Sacis fazem festa no Sítio Cercado
Leões da Mocidade faz homenagem a Helena Kolody
Experiência do carnaval carioca na quadra da Mocidade
Santo guerreiro está no enredo da Realeza
Curitiba oferece várias opções para quem quer cair na folia
A receita do samba da rainha
Mostra na Cinemateca reúne filmes de zumbis e de terror, durante o Carnaval curitibano
Embaixadores da Alegria comemora 65 anos
FAS promove Baile de Carnaval dos Idosos de Curitiba
Zombie Walk sai no domingo com apoio da Prefeitura
Desfile das escolas de samba de Curitiba será neste sábado
Baile dos Idosos dá início ao Carnaval de Curitiba
Blocos abrem o desfile na Cândido de Abreu
Alegria garantida nos bailes de carnaval do Bairro Novo
Rancho das Flores e escolas de samba fazem a festa na Avenida Cândido de Abreu
Mesmo com chuva, Zombie Walk reúne milhares de participantes
Prefeito participa do carnaval de Curitiba
Escola Acadêmicos da Realeza é bicampeã do Carnaval de Curitiba
 

Autor: Assessoria de Imprensa FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar