Notícias
10.02.2013 Rancho das Flores e escolas de samba fazem a festa na Avenida Cândido de Abreu
A chuva deu uma trégua e a animação tomou conta da Avenida Cândido de Abreu na noite deste sábado (9), com a abertura do desfile das escolas de samba de Curitiba. Como acontece tradicionalmente, os blocos Afoxé e Derrepent foram os primeiros a atravessar a avenida, dando passagem depois para os 400 foliões do Rancho das Flores, que dançou e cantou a marchinha criada pelos compositores Luiz Ferreira e Rodrigo Barros.
A música “Rancho das Flores nas Praças das Etnias” foi entoada pelo público, aumentando a empolgação dos idosos que percorreram a passarela com muito entusiasmo e disposição. “A gente cansa um pouquinho, mas tem que aproveitar mesmo assim. O carnaval já está no sangue”, disse Irineu Marloch, pouco mais de 70 anos, olhos azuis, pele clara, descendente de poloneses, confirmando os versos da marcha do Rancho das Flores, que enaltece a mistura cultural e a diversidade étnica da cidade (O ranho das flores me levou a pé/ Até a Praça das Nações/ Depois eu visitei a Praça Espanha/ Zumbi dos Palmares e a Polônia também).
O Rancho das Flores reúne pessoas da terceira idade que participam dos programas sociais da Prefeitura. Havia representantes de todas as regionais. A presidente da Fundação da Ação Social e primeira-dama Márcia Fruet também desfilou no bloco.
O prefeito Gustavo Fruet acompanhou a festa desde o início e garantiu seu apoio às manifestações populares. “Temos aqui um público que ama o carnaval e espera o ano todo por esse momento. Nosso papel é fornecer estrutura e segurança para que todos se divirtam com alegria”, disse.
O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, lembrou que o carnaval deste ano enfrentou muitas dificuldades, mas graças ao trabalho dos servidores da FCC, do empenho das escolas de samba, da animação do bloco Garibaldis e Sacis, e de outros movimentos culturais, foi possível manter a energia positiva. “O carnaval de Curitiba inicia um ciclo ascendente e daqui pra frente só vai melhorar”, garantiu.
Homenagem a Maé da Cuíca – Após a passagem dos blocos carnavalescos e antes do desfile das escolas, foi feita a homenagem especial ao compositor Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, fundador da primeira escola de samba de Curitiba, a Colorado, e criador do primeiro samba-enredo curitibano. Maé da Cuíca faleceu há pouco mais de dois meses, aos 85 anos.
O prefeito Gustavo Fruet e o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli, fizeram a entrega da homenagem à viúva Terezinha Cordeiro dos Santos, ao lado de outros familiares e amigos do compositor, entre eles os carnavalescos Cláudio Ribeiro e Glauco Souza Lobo. Terezinha Cordeiro agradeceu a homenagem destacando que Maé da Cuíca ficará para sempre na na história do carnaval de Curitiba.
“Maé da Cuíca é um símbolo do nosso carnaval, mas é pouco conhecido e reconhecido. Esta é só a primeira de muitas homenagens que vamos fazer para cultuar a memória desse artista, representante do samba de raiz africana, que também é muito forte em nossa cidade”, afirmou Cordiolli.
Cortejo Real – O rei, a rainha e as princesas do carnaval 2013 foram uma atração à parte na Avenida Cândido de Abreu. Além de agitar as arquibancadas, o Cortejo Real era constantemente abordado para fotografias. Os turistas espanhóis Fran Aller e Lucio Tirapu fizeram questão de uma foto com a rainha Marcinha e as princesas Jessica de Almeida Barbosa e Marília Reis. “Como sempre, é maravilhoso receber esse carinho”, disse Marcinha, que reina no carnaval curitibano há 14 anos, batendo todas as concorrentes ao título.
Rubens Marques da Silva, Rei Momo pela primeira vez, achou tudo muito emocionante. “Participamos de vários eventos pré-carnavalescos e todos nos receberam muito bem. Foi gratificante. Com certeza no ano que vem vou concorrer novamente”, avisa.
Escolas de Samba – Com enredos os mais variados, mestre-sala e porta bandeira, bateria, ala das baianas, destaques e carros alegóricos, as escolas de samba mostraram grande empenho em levar ao público um espetáculo vibrante. A cada nova agremiação que entrava na avenida, mais o público se entusiasmava, cantava e dançava.
O desfile começou com a Unidos do Bairro Alto levando para a avenida o enredo “Meio Ambiente, a Causa Consciente” e mostrando como Curitiba trata a questão ambiental. As fantasias e alegorias faziamreferência à natureza, à separação do lixo e à beleza dos parques e praças da cidade.
Na seqüencia, a Escola de Samba Os Internautas contou a história da cidade de Pinhais, por meio do enredo “O mundo mágico de Pinhais”. Depois, veio uma das escolas mais antigas de Curitiba, a Embaixadores da Alegria, cujo desfile marcou justamente os 65 anos da agremiação. A escola empolgou as arquibancadas com o enredo “Hoje tem Palhaçada? Tem Sim Senhor…” Usando a sátira como elemento fundamental, a escola contou as histórias de homens humildes, como os palhaços graciosos dos circos, até as histórias mais grotescas de personagens envolvidos em corrupção.
A quarta escola a entrar na avenida foi a Leões da Mocidade, que este ano homenageou a poeta Helena Kolody. “Kolody para o Mundo, Helena para os Amigos – Centenário Dedicado à Poesia” foi o tema proposto pela escola, numa alusão ao centenário de seu nascimento.
As duas escolas que, em 2012, dividiram o título de campeãs do carnaval de Curitiba foram as últimas a desfilar. O público vibrou com a entrada da Mocidade Azul, que por meio do seu samba-enredo mostrou a magia do seu carnaval. O enredo apresentou uma Mocidade onde todos são bem-vindos, não importando a cor, idade, classe social, preferências, religião ou profissão.
O desfile terminou com a Escola de Samba Acadêmicos da Realeza, esbanjando cores e brilhos para desenvolver o enredo “Salve Jorge, o Santo Guerreiro”. A passista foi um dos destaques da escola, que apresentou a saga do Santo Guerreiro “São Jorge”, e fez referências aos costumes cristãos, passando pelas crenças das religiões afro-brasileiras e pelo imaginário popular.
O resultado do concurso das escolas de samba será conhecido ainda neste domingo, com a apuração dos votos dos 20 jurados. A apuração começa às 15h, no Memorial de Curitiba.
Confira aqui mais fotos do desfile da Avenida Cândido de Abreu
Saiba mais sobre o Carnaval 2013 de Curitiba:
Curitiba tem carnaval? Tem sim, senhor
Regionais promovem bailes pré-carnavalescos
Bloco Garibaldis e Sacis vai ao Sítio Cercado
Leões da Mocidade faz homenagem a Helena Kolody
Experiência do carnaval carioca na quadra da Mocidade
Santo guerreiro está no enredo da Realeza
Garibaldis e Sacis fazem festa no Sítio Cercado
Curitiba oferece várias opções para quem quer cair na folia
A receita do samba da rainha
Mostra na Cinemateca reúne filmes de zumbis e de terror, durante o Carnaval curitibano
Embaixadores da Alegria comemora 65 anos
Diversão segura para os foliões do carnaval de Curitiba
FAS promove Baile de Carnaval dos Idosos de Curitiba
Zombie Walk sai no domingo com apoio da Prefeitura
Desfile das escolas de samba de Curitiba será neste sábado
Baile dos Idosos dá início ao Carnaval de Curitiba
Blocos abrem o desfile na Cândido de Abreu
Alegria garantida nos bailes de carnaval do Bairro Novo
Mesmo com chuva, Zombie Walk reúne milhares de participantes
Prefeito participa do carnaval de Curitiba
Escola Acadêmicos da Realeza é bicampeã do Carnaval de Curitiba
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 13/12/2024 - FCC e UFPR assinam convênio para cursos e pesquisas sobre imóveis históricos de Curitiba
- 12/12/2024 - Ainda Estou Aqui é o filme mais assistido de 2024 no Cine Passeio de Curitiba
- 11/12/2024 - Grande concerto no Memorial Paranista e balé O Quebra-Nozes nas Ruínas estreiam no Natal de Curitiba
- 11/12/2024 - Prazo de inscrição nos cursos com seleção da 42ª Oficina de Música de Curitiba termina nesta sexta
- 11/12/2024 - Conselho Deliberativo da FCC reúne-se para prestação de contas e balanço da gestão
- 10/12/2024 - Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte de Dalton Trevisan
- 08/12/2024 - Concerto nas Janelas do Instituto de Educação e balé "O Quebra-Nozes" estreiam na agenda do Natal de
- 06/12/2024 - Estreias e clássicos invadem as telonas do Cine Passeio e Cine Guarani
- 06/12/2024 - Fim de ano chega com programação gratuita nos cinemas da Fundação Cultural de Curitiba
- 05/12/2024 - Comissão municipal realiza reunião aberta sobre ações de promoção da leitura