06.02.2013Desfile das escolas de samba de Curitiba será neste sábado

A Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, será tomada neste sábado (9) pelo desfile dos blocos carnavalescos e escolas de samba de Curitiba. Como já é tradição no carnaval curitibano, a festa começa com a passagem dos blocos Afoxé, Derrepent e Rancho das Flores, a partir das 19h30, antes da largada das escolas, programada para as 21h30.

O desfile deste ano fará uma homenagem especial a Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, um dos grandes nomes do carnaval da cidade, falecido em dezembro do ano passado. Fundador da primeira escola de samba da capital, a Colorado, em 1945, Maé também foi o autor do primeiro samba-enredo curitibano e de diversos sambas que marcaram a produção paranaense nesse gênero. A entrega da homenagem à família do compositor será feita pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, às 21h, antes da entrada da primeira escola, a Unidos do Bairro Alto.

Os blocos carnavalescos trazem novidades. O Rancho das Flores, formado por integrantes da terceira idade que participam dos programas da Fundação de Ação Social, faz a festa em torno do enredo “Rancho das Flores nas Praças das Etnias”, de Luiz Ferreira e Rodrigo Barros. O Derrepent brinca ao som do samba “Nas Cores do Arco-íris”, de Mário Sérgio Barbosa.

Abrindo o desfile das escolas às 21h30, a Unidos do Bairro Alto leva para a avenida o enredo “Meio Ambiente, a Causa Consciente”, composto por Luiz Antunes Rodrigues. Com carro alegórico e 200 componentes, a escola mostra como Curitiba preserva o meio ambiente, com referências à separação do lixo e à beleza dos parques e praças da cidade.

Na seqüencia, a Escola de Samba Os Internautas contará a história da cidade de Pinhais, por meio do enredo “O mundo mágico de Pinhais”, também escrito por Luiz Antunes. A escola saiu com 200 integrantes e um carro alegórico para homenagear os 20 anos de emancipação do município, que se destaca pelas suas belezas naturais e pelo desenvolvimento em todas as áreas, inclusive nas artes.

No ano em que comemora 65 anos, a Escola de Samba Embaixadores da Alegria, a terceira a dar a largada, apresenta o enredo “Hoje tem Palhaçada? Tem Sim Senhor…” Usando a sátira como elemento fundamental, a escola conta as histórias de homens humildes, como os palhaços graciosos dos circos, até as histórias mais grotescas de personagens envolvidos em corrupção. A Embaixadores também leva 200 componentes e um carro alegórico, para dançar e cantar o samba criado pelo compositor Ernani Rodrigues.

A Leões da Mocidade é a quarta agremiação a passar pela avenida, com o enredo “Kolody para o Mundo, Helena para os Amigos – Centenário Dedicado à Poesia”, numa alusão ao centenário de nascimento da poeta paranaense Helena Kolody. O samba-enredo composto por Heitor Hedeke, Marcos Mano e Marquinhos da Engenhoca é responsável pela animação da escola, que desfila com 395 integrantes e três carros alegóricos.

“O Reino Encantado do Carnaval”, do compositor Silvio Costa (o Turco), é o tema do desfile da Escola de Samba Mocidade Azul, que convida os foliões a conhecer a magia do seu carnaval. O enredo apresenta uma Mocidade onde todos são bem-vindos, não importa a cor, idade, classe social, preferências, religião ou profissão. Saem pela escola 500 componentes e três carros alegóricos.

O desfile encerra com a largada, prevista para as 2h30 da madrugada, da Escola de Samba Acadêmicos da Realeza, com o enredo “Salve Jorge, o Santo Guerreiro”, dos compositores Digão, Polaco, Mainovo e Diogo. Com 500 integrantes e quatro carros alegóricos, a Acadêmicos da Realeza apresenta a saga do Santo Guerreiro “São Jorge”, fazendo referências aos costumes cristãos, passando pelas crenças das religiões afro-brasileiras e pelo imaginário popular.

As escolas vencedoras do Carnaval 2013 de Curitiba serão conhecidas no domingo (10), após a apuração dos votos do júri, que será feita no Memorial de Curitiba, a partir das 15h. As notas serão atribuídas por um total de 20 jurados, mais dois suplentes, sendo dois nomes para cada um dos seguintes quesitos: bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta bandeira, comissão de frente, enredo, fantasia, alegorias e adereços, harmonia, conjunto e baianas.

Serviço:
Desfile das Escolas de Samba do Carnaval 2013
Local: Avenida Cândido de Abreu
Data: 9 de fevereiro de 2013 (sábado), a partir das 19h30

Programação:
19h30 – Bloco Afoxé
20h – Bloco Derrepent
20h30 – Rancho das Flores
21h – Homenagem a Maé da Cuíca
21h30 – Escola de Samba Unidos do Bairro Alto
22h30 – Escola de Samba Os Internautas
23h30 – Escola de Samba Embaixadores da Alegria
00h30 – Escola de Samba Leões da Mocidade
01h30 – Escola de Samba Mocidade Azul
02h30 – Escola de Samba Acadêmicos da Realeza


Saiba mais sobre o Carnaval 2013 de Curitiba:
Curitiba tem carnaval? Tem sim, senhor
Regionais promovem bailes pré-carnavalescos
Bloco Garibaldis e Sacis vai ao Sítio Cercado
Leões da Mocidade faz homenagem a Helena Kolody
Experiência do carnaval carioca na quadra da Mocidade
Santo guerreiro está no enredo da Realeza
Garibaldis e Sacis fazem festa no Sítio Cercado
Curitiba oferece várias opções para quem quer cair na folia
A receita do samba da rainha
Mostra na Cinemateca reúne filmes de zumbis e de terror, durante o Carnaval curitibano
Embaixadores da Alegria comemora 65 anos
Diversão segura para os foliões do carnaval de Curitiba
FAS promove Baile de Carnaval dos Idosos de Curitiba
Zombie Walk sai no domingo com apoio da Prefeitura
Baile dos Idosos dá início ao Carnaval de Curitiba
 

Autor: Imprensa/FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar