30.01.2013Bloco Garibaldis e Sacis vai ao Sítio Cercado

O bloco Garibaldis e Sacis faz a sua festa pré-carnavalesca, neste sábado (2), no bairro Sítio Cercado. O grupo, que há 14 anos vem animando o Largo da Ordem, nos finais de semana que antecedem o Carnaval, levará seu trio elétrico para um bairro da cidade pela primeira vez. O grupo estabeleceu uma parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, que dará a infraestrutura e coordenará a passagem do bloco pela rua São José dos Pinhais, uma das principais do Sítio Cercado.

O Garibaldis e Saci resgata a tradição das marchinhas e dos blocos carnavalescos, fazendo a população dançar e brincar ao som de canções populares e ritmos variados. “Cantamos as antigas marchinhas de Carnaval e outras que foram criadas especialmente para Curitiba, além de outros ritmos, fazendo uma mistura de tudo. É o que chamamos de zoeira carnavalesca”, diz o músico Itaércio Rocha, um dos coordenadores do grupo.

Itaércio acredita que a festa no bairro contará com a adesão dos moradores e também do público de outras regiões, que já conhece as apresentações dos Garibaldis no Largo da Ordem. “A expectativa é a melhor possível. Vamos vivenciar uma troca, com novos foliões e novas formas de se manifestar, mas todos juntos, festejando no espaço público”, diz. Segundo Itaércio, o bloco sempre teve a intenção de levar sua alegria aos outros bairros de Curitiba, descentralizando a sua atuação, o que agora acontece oficialmente com o apoio da Fundação Cultural.

A festa do bloco, no Sítio Cercado, começa às 16h, na Rua São José dos Pinhais. A concentração será na altura da Rua Nova Aurora e a dispersão na Rua Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares, por volta das 18h. Em reunião realizada na sede da Fundação Cultural de Curitiba, na semana passada, foram definidos os esquemas de policiamento, com a participação da Polícia Militar, e da Guarda Municipal, e também de orientação do trânsito, com agentes da Setran – Secretaria Municipal de Trânsito – e da Urbs. A infraestrutura montada para o evento inclui ainda banheiros químicos, ambulâncias e atendimento do Corpo de Bombeiros.

Origens – O Garibaldis e Sacis existe desde 1999 e tem sua origem no Largo da Ordem, centro da cidade. Artistas ligados à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ao Conservatório de Música Popular Brasileira, ao Teatro de Bonecos e ao Grupo Mundaréu, encontravam-se rotineiramente nos domingos de janeiro no Saccy Bar, centro histórico de Curitiba, para discutir a organização da festa. Numa dessas reuniões foi escolhido o nome do bloco, “Garibaldis & Sacis”, em alusão e homenagem ao itinerário idealizado – o ponto de partida seria o Saccy Bar e o ponto final do trajeto a Praça Garibaldi.

Hoje, o Garibaldis e Sacis é uma associação de defesa da cultura e da arte popular. Suas ações não se restringem ao período de Carnaval. O bloco também promove manifestações em outras épocas do ano, festejando as tradições juninas e de chegada da primavera. Segundo Itaércio Rocha, o grupo tem projetos de ações também para o período natalino.

O Garibaldis e Sacis se despede do público no domingo (3), quando faz a sua última apresentação no centro histórico. O tema do último dia de festa pré-carnavalesca é “Garibaldis e Sacis Intertido”, em que os foliões devem comparecer conforme o figurino: mulher vestida de homem e homem vestido de mulher.

Serviço:
Pré-carnaval com o bloco Garibaldis e Sacis
Local: Rua São José dos Pinhais – Bairro Sítio Cercado, entre as ruas nova Aurora e Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares.
Data e horário: 2 de fevereiro de 2013 (sábado), das 16h às 18h
Ingresso: gratuito

Saiba mais sobre o Carnaval 2013 de Curitiba:
Curitiba tem carnaval? Tem sim, senhor
Regionais promovem bailes pré-carnavalescos
Leões da Mocidade faz homenagem a Helena Kolody
Experiência do carnaval carioca na quadra da Mocidade
Santo guerreiro está no enredo da Realeza
Garibaldis e Sacis fazem festa no Sítio Cercado
Curitiba oferece várias opções para quem quer cair na folia
A receita do samba da rainha
Mostra na Cinemateca reúne filmes de zumbis e de terror, durante o Carnaval curitibano