Palácio dos Estudantes - Casarão da UPE

Contato:
palacioupefcc@curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
De segunda à sexta, das 9h às 18h.

Apresentação

O casarão, em art nouveu, datado de 1918, é uma Unidade de Interesse Especial de Preservaçao (UIEP) e já pertenceu à família Benjamin Baptista Lins de D’Albuquerque, um dos fundadores da Gazeta do Povo, e também à Universidade do Paraná (atual UFPR). O imóvel foi adquirido pelo governo do Estado na década de 1950, mas ganhou notoriedade como sede da UPE, entre 1959 e 1968, quando foi tomado pelo regime militar. Em 1983, o prédio retornou para as mãos do Estado que o cedeu à prefeitura de Curitiba. Até 2012, o prédio estava sendo ocupado pela UPE por meio de comodato.

Administrado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) desde abril de 2013, o imóvel recebeu uma série de benfeitorias e atualmente abriga as atividades administrativas e culturais da UPE e os encontros dos Conselho Municipais de Cultura, de Juventude e de Política Étnico Racial.

As obras no Palácio dos Estudantes – como também é conhecido o Casarão, que fica na esquina das ruas Presidente Carlos Cavalcanti e João Manoel – envolveram a troca dos vidros e portas, jardinagem, pintura, restauração elétrica e hidráulica e a reforma dos banheiros. Um decreto da Prefeitura Municipal de Curitiba, de maio de 2013, determinou que o uso do imóvel seria compartilhado entre a UPE e a FCC. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) também atua no local.

Mapa

Nenhum evento cadastrado no momento.

Cursos e Oficinas

Nenhum curso cadastrado no momento.

Quero Utilizar este Local

A utilização de um espaço cultural público, de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, para eventos, sessões de fotos, filmagens, atividades artísticas ou para outras demandas, requer procedimentos que se iniciam a partir da solicitação de agendamento. Caso seja de seu interesse fazer uso de algum dos equipamentos, preencha todos os campos do formulário abaixo e aguarde o contato da Fundação Cultural de Curitiba.

Mas ATENÇÃO! Este formulário é apenas de solicitação e não vale como reserva. A partir das informações fornecidas, o pedido será avaliado pela comissão responsável e a liberação da utilização do espaço só será feita mediante assinatura de contrato.