Centro Cultural Casa Kozák

Rua Padre Júlio Saavedra, 588 - Uberaba

centroculturalcasakozak@fcc.curitiba.pr.gov.br

Segunda a sexta-feira das 9h às 17h

A Casa Kozák, unidade da Fundação Cultural de Curitiba, retomou suas atividades em setembro de 2016. Fechada desde 2011, foi reformada e ampliada para funcionar como centro cultural e casa da leitura. O Centro Cultural é destinado a cursos e atividades culturais visando atender as demandas da comunidade. O imóvel foi residência do pesquisador indigenista e cineasta Vladimir Kozák, que nasceu em 19 de abril de 1897, na República Tcheca, e veio ao Brasil em 1924.

Sobre Vladimir Kozák

“Impressionado com a beleza natural do país começou a filmar, fotografar e pintar aspectos urbanos e rurais da nação. Em 1938 passou a residir em Curitiba. Como fotógrafo e cinegrafista do Museu Paranaense e da Universidade do Paraná (atual UFPR), acompanhou as expedições científicas da equipe do professor José Loureiro Fernandes, do Departamento de Antropologia, para o qual produziu vários filmes sobre etnologia indígena e cultura popular no Paraná.” “O acervo iconográfico, filmográfico e textual dos povos indígenas brasileiros produzidos entre os anos 1948 e 1978 por Vladimir Kozák é patrimônio documental da humanidade pelo Programa Memória do Mundo da Unesco.” (fonte: Museu Paranaense)

Por sua própria conta realizou inúmeras expedições a tribos indígenas, especialmente com o intuito de estudar e descrever os índios Xetá, grupo indígena até então desconhecido que habitava a região da Serra dos Dourados (noroeste do Paraná).

Faleceu em 1979 e o acervo que reuniu ao longo de sua vida (artesanato, pinturas, objetos pessoais, fotografias e filmes documentários sobre os índios e a cultura popular brasileira), encontra-se atualmente no Museu Paranaense, em exposição permanente, e na Universidade Federal do Paraná, com acesso para pesquisadores.

Nenhum evento cadastrado no momento.

[Centro Cultural Casa Kózak] XADREZ INICIANTE

Encontros quinzenais

Data(s): 02/08/2019 a 20/12/2019 - 6ª feira

Valor: gratuito

Classificação: a partir de 7 anos

Professor / Orientador: Carlos Vinícius Ziolkoski

[Centro Cultural Casa Kosák] ATUARTE

Programa de acesso à linguagem teatral por meio do curso de Iniciação Teatral. A mediação teatral é uma das ferramentas usadas tanto para a formação de atores quanto para a recepção e a fruição artística. Tendo como público-alvo os iniciantes, é uma oportunidade de jovens e adultos vivenciarem o teatro de maneira lúdica.

Data(s): 05/08/2019 a 16/12/2019 - 2ª feira

Valor: gratuito