Casa da Memória

Horário de funcionamento:
de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Apresentação

A Casa da Memória é um Centro de Documentação e Pesquisa que tem como atribuições a pesquisa, preservação e conservação do acervo documental referente à história de Curitiba e do Paraná. O acervo da Casa, alimentado por pesquisas, doações da comunidade e aquisições feitas por meio de leis de incentivo à cultura, é composto por documentos impressos e manuscritos, periódicos, livros e materiais iconográficos, como aquarelas, plantas, mapas, projetos de construção, rótulos, fotografias em papel, diapositivos e negativos. Esse material é classificado, catalogado, indexado e informatizado para disponibilização ao público em geral.

Parte desse material pode ser consultada na Biblioteca da Casa da Memória, que possui um acervo de mais de 40 mil itens. Além da biblioteca, o Setor de Multimeios cuida exclusivamente do acervo fotográfico, composto de mais de 400 mil imagens, também disponíveis para consulta.

A origem da Casa da Memória remonta à criação, em 1973, da Casa Romário Martins, que abrigou o primeiro núcleo de informação e documentação histórica sobre Curitiba. Os projetos desenvolvidos ao longo de sete anos pela Casa Romário Martins geraram a motivação necessária para desencadear o processo de proteção e valorização do patrimônio cultural da cidade, que culminou na inauguração, em 12 de maio de 1981, da Casa da Memória.

A Casa da Memória passou por diversos endereços no Setor Histórico. Inicialmente, funcionou num sobrado do Largo Coronel Enéas esquina com a Travessa Nestor de Castro. Em 1985, se instalou no Solar dos Guimarães, na Rua 13 de Maio, onde se manteve até 1993, quando foi transferida para um imóvel na Rua do Rosário. Em 1999, ocupou um prédio comercial na Rua São Francisco. Sua sede definitiva foi inaugurada em 2000. No atual endereço funciona também a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação Cultural de Curitiba.

Mapa

Nenhum evento cadastrado no momento.

Cursos e Oficinas

Nenhum curso cadastrado no momento.

Quero Utilizar este Local

Para pesquisas e outros serviços dos acervos da Casa da Memória (Centro de Documentação, Obras Raras e Multimeios), preencha o formulário abaixo em todos os seus campos, detalhando ao máximo o tipo de informações e materiais que você necessita, bem como seu uso. Envie o formulário preenchido e aguarde contato para agendar atendimento presencial.