Notícias
13.09.2013Mais de 400 representantes da classe artística participaram do Papo de Classe
A série de encontros setoriais denominada “Papo de Classe”, que reuniu os representantes dos segmentos artísticos e a Fundação Cultural de Curitiba, teve a participação de 434 artistas, produtores e gestores. As maiores participações aconteceram nas edições de música, que contou com a presença de 74 representantes, e a de teatro, com 61.
As reuniões abertas foram realizadas de 12 de agosto a 10 de setembro, às segundas e terças-feiras à noite, no Teatro Londrina (Memorial de Curitiba). Foram discutidas questões específicas das áreas de música, teatro, literatura, dança, artes visuais, audiovisual, fotografia, circo e novas linguagens.
Os debates serviram para que a Fundação Cultural de Curitiba levantasse as principais demandas da classe, ouvisse críticas e sugestões, com vistas às mudanças nas políticas públicas culturais da cidade. Ao mesmo tempo, possibilitou que a atual gestão da Fundação Cultural apresentasse os programas e avanços feitos nos primeiros meses de gestão.
Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, o resultado foi positivo, pois estabeleceu o diálogo entre a FCC e os artistas. “Propusemos um pacto com todos os segmentos em benefício da cultura da cidade. A partir desse contato mais aproximado, temos condições de construir juntos uma política cultural que atenda os interesses dos artistas e da sociedade”, afirmou Cordiolli.
A iniciativa também foi bem avaliada pelos participantes. A fotógrafa Karin van der Brooke disse que pela primeira vez, em muitos anos, percebeu a preocupação do poder público em escutar a classe artística. Gestora da Rede de Economia Criativa do Paraná, Patrizia Bittencourt Pereira destacou que o “Papo de Classe” representa novos tempos, sendo uma oportunidade “imensa” de ampliar as discussões. “Esperamos que essas reuniões sejam permanentes, para que as proposta da base cheguem à Fundação Cultural de forma mais sistemática”, disse. Alexandra Gil, do Circo de Alexandria, também elogiou os encontros. “Foi algo inédito. Todos ficaram à vontade para se manifestar. Parabéns pelo empenho em formar políticas públicas reais e com a participação coletiva”, afirmou.
As nove reuniões com os diferentes segmentos setoriais formaram a primeira rodada do Papo de Classe. Novos encontros serão agendados para garantir o diálogo permanente da FCC com todos os agentes do meio cultural curitibano.
Audiovisual encerra primeira rodada do Papo de Classe
“Papo de Classe” debateu rumos e possibilidades da fotografia
Papo de Classe debateu propostas para novas linguagens culturais
Setor de Artes Visuais debate políticas públicas no Papo de Classe
Comunidade debate incentivo à leitura e a produção literária curitibana
Papo de Classe: setor teatral e FCC debatem mercado e cenário atual
Fundação Cultural debate a cena musical curitibana com a comunidade
Artistas circenses participaram do “Papo de Classe”
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas