Centro Cultural da Vilinha

Contato:
vilinha@curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
Terça a Domingo, das 8h às 18h.

Apresentação

Administrado pela Fundação Cultural desde o final de 2018, está localizado dentro do Parque Histórico de Curitiba, popularmente conhecido como Parque Histórico da Vilinha.

Estudos históricos indicam que os primeiros colonizadores portugueses, por volta de 1650, muito antes da data oficial da fundação de Curitiba, se estabeleceram nas margens do rio Atuba, atraídos pela presença de ouro de aluvião. Durante décadas a exata localização da então chamada Vilinha do Atuba não foi precisa, já que documentos históricos não apresentavam indicativos suficientes.
Conforme relatado no livro "Eleodoro Ébano Pereira e a Fundação de Curitiba à Luz de Novos Documentos", o historiador paranaense Júlio Moreira, na década de 1960, reuniu uma série de documentos que faziam referência à antiga Vilinha, cruzou informações e delimitou uma possível área onde o povoado poderia ter sido erguido. Com as informações, Moreira partiu para uma pesquisa de campo na atual área do Bairro Alto, elaborando, em seguida, uma tese com a finalidade de garantir a preservação do sítio histórico por meio de um parque no local. Com apoio de alguns colaboradores, a proposta foi levada adiante e, em 1972, o então prefeito Jaime Lerner assinou um decreto criando o Parque Histórico de Curitiba.

O Centro Cultural foi construído anos mais tarde, sendo inaugurado em junho de 2011, e atualmente oferece aulas de teclado, violão, violino, dança, yoga, teatro infantil e ateliê artístico infantil. O espaço também proporciona o resgate da história da cidade. Por meio de agendamento é possível participar de uma visita mediada para conhecer o local e debater a respeito de questões relacionadas à história de Curitiba (primeiros colonizadores, data oficial da fundação, lenda do cacique Tindiquera, pesquisas e registros históricos sobre o assunto).

O Centro Cultural da Vilinha também abre espaço para os encontros semanais de um Coletivo de Arte, ensaios dos grupos Euro Dance e Curitando, além de eventuais apresentações de música, dança, teatro, contação de história, oficinas, e outras atividades e eventos. Desde outubro de 2021, conta com uma sala expositiva inaugurada com a exposição "Zequinha na Vilinha: Uma Aventura pela Fundação de Curitiba".

Nenhum evento cadastrado no momento.

Cursos e Oficinas

Oficina de Dança Criativa

Por meio de estímulos para o desenvolvimento corporal, cognitivo e afetivo das crianças, a oficina promove a experiência no processo de criação artística. A proposta se baseia em métodos brincantes e lúdicos que proporcionam prazer ao dançar.

Data(s): 23/02/2024 a 20/12/2024 - sábado

Classificação: 6 anos

Professor / Orientador: Andréia Frag

Oficina de Violão

Será transmitido ao aluno o conhecimento musical completo (repertório, técnicas de mão direita e esquerda, postura, teoria musical, características dos gêneros, configurações estéticas e culturais) acerca do violão popular. O curso propõe um estudo dos ritmos tanto em seus aspectos formais (células rítmicas, melódicas e harmônicas) como em seu conteúdo (aspectos históricos, temáticas, letras e poesias).

Data(s): 23/02/2024 a 20/12/2024 - 4ª feira

Classificação: 7 anos

Professor / Orientador: Cláudio Salamunes

Oficina de Violino

Por meio do Método Suzuki, serão abordadas técnicas de fricção nas cordas do violino, técnica de mão direita e esquerda, dedos redondos e relaxados; postura equilibrada e relaxada, controle da afinação na 1.ª posição; leitura musical de partituras; golpes de arco: detaché, martelé, legato e staccato; técnica do pizzicato; teoria musical, solfejo e estudos rítmicos; escalas e arpejos maiores e menores.

Data(s): 23/02/2024 a 20/12/2024 - 6ª feira

Classificação: 7 anos

Professor / Orientador: Marlene Banach

Quero Utilizar este Local

A utilização de um espaço cultural público, de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, para eventos, sessões de fotos, filmagens, atividades artísticas ou para outras demandas, requer procedimentos que se iniciam a partir da solicitação de agendamento. Caso seja de seu interesse fazer uso de algum dos equipamentos, preencha todos os campos do formulário abaixo e aguarde o contato da Fundação Cultural de Curitiba.

Mas ATENÇÃO! Este formulário é apenas de solicitação e não vale como reserva. A partir das informações fornecidas, o pedido será avaliado pela comissão responsável e a liberação da utilização do espaço só será feita mediante assinatura de contrato.