Solar da Cultura

Endereço:
R. Claudino dos Santos, 142 - São Francisco

Contato:
(41) 3221-2597
arteeculturamatriz@curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
Terça-feira a sexta-feira - 9h às 12h e das 13h às 17h; sábado e domingo, das 9h às 14h

Apresentação

Consolidando a sua vocação cultural e o uso com atividades artísticas, o Solar é um espaço expositivo e sede administrativa da Fundação Cultural de Curitiba. A nova sede ocupa o imóvel conhecido como Solar do Rosário.
 
Construído no final do século 19 para a família de Ignácio de Paula França, o Solar do Rosário era então conhecido como Solar de Sinhá França. A imponência do casarão e seu característico frontão se destacam na paisagem, tornando-o uma das mais significativas construções do Setor Histórico de Curitiba. Paula França faleceu em 1919, mas a casa se manteve como moradia da família até o final da década de 1940.
 
O endereço transformou-se de modo expressivo em 1975, quando foi alugado para o Instituto Goethe, iniciando uma vocação de uso cultural que perdura até os dias atuais. O Goethe manteve-se na casa até 1988. No ano seguinte, adquirido pela família Casillo, passou por obras de recuperação e restauro para abrigar uma entidade cultural com galeria de arte e antiquário que, entre outras atividades, organizou cursos, seminários, palestras e oficinas. O Centro Cultural Solar do Rosário transferiu-se para novo endereço, em 2020. 

 

Mapa

Agenda

Nenhum evento cadastrado no momento.

Cursos e Oficinas

Nenhum curso cadastrado no momento.